Litoral

Marinha emite alerta de ventos fortes e ressaca marítima no litoral alagoano

Ondas podem chegar a 4 metros e ventos a 60 km/h

Por 7Segundos, com Assessoria 16/06/2020 21h09
Marinha emite alerta de ventos fortes e ressaca marítima no litoral alagoano
Ressaca no mar - Foto: Divulgação

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um alerta de ressaca marítima para o litoral alagoano. A condição deve estender-se entre a noite desta terça-feira (16) até a manhã de quinta (19).

Segundo a Marinha, um  sistema de alta pressão poderá provocar ventos de direção Sudeste a Leste, com intensidade de até 60 km/h. Com isso, as ondas em alto mar podem ficar entre 3,0 e 4,0 metros de altura, nas direções Sudoeste a Sudeste e de  2,5 e 3,0 metros nas direções Sudeste a Leste. 

A recomendação da Capitania dos Portos de Alagoas é que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias, e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança. 

A Capitania mantém a escuta permanente no Canal 16 (156.8 MHz), além do guarnecimento 24h para emergências marítimas e fluviais por meio do telefone 185 e para denúncias no telefone (82) 3215-5800.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. As informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS