Geral

Em Alagoas, chuvas e níveis dos rios devem diminuir nos próximos dias

Tempo deve continuar nublado, mas com períodos de tempo seco na maior parte do estado, aponta Sala de Alerta

Por Ascom Semarh 16/06/2020 15h03
Em Alagoas, chuvas e níveis dos rios devem diminuir nos próximos dias
Chuvas em Alagoas - Foto: Reprodução

As fortes chuvas que atingiram Alagoas nos últimos dias tender a diminuir. É o que indica a previsão do tempo divulgada pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nesta terça-feira (16).

Nas regiões do Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata o tempo deve continuar nublado com possibilidade de chuva intercalada com períodos de tempo seco durante todo o dia. Já no Sertão deve haver variação de nebulosidade pela manhã, com possibilidade de chuva apenas para o decorrer da tarde.

Para a próxima quarta-feira (15) o tempo permanecerá o mesmo em boa parte das regiões. A mudança deve acontecer no Agreste, com períodos curtos de sol intercalados com alguns períodos de chuva.

SITUAÇÃO DO NÍVEL DOS RIOS

Os níveis dos rios tendem a diminuir com a diminuição das chuvas. No entanto, apesar de estável, o Rio Mundaú ainda se encontra em nível de atenção nos municípios de Rio Largo, Murici e União dos Palmares. O Rio Jacuípe também se encontra em nível de alerta de cheia, mas está estabilizado com tendência a diminuir seu nível.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e hidrológicas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Em caso de risco, ligue para a Defesa Civil, pelo número 3315-2843.

O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico.

NÍVEL DOS RIOS EM ALERTA ÀS 10H DA MANHÃ NESTA TERÇA-FEIRA (16):

RIO JACUÍPE (JACUÍPE) – Nível de alerta de cheia: 530 cm – Nível atual: 606 cm - NÍVEL ESTÁ ESTÁVEL

RIO MUNDAÚ (RIO LARGO) – Nível de alerta de cheia: 861 cm – Nível atual 810 cm – NÍVEL ESTÁ ESTÁVEL

RIO MUNDAÚ (MURICI) – Nível de alerta de cheia: 596 cm – Nível atual 544 cm – NÍVEL ESTÁ ESTÁVEL

RIO MUNDAÚ (UNIÃO DOS PALMARES) – Nível de alerta de cheia: 581 cm – Nível atual 498 cm – NÍVEL ESTÁ ESTÁVEL