Educação

Reitor da Ufal afirma que MEC não dá garantias para aulas virtuais

O reitor diz que atual orçamento da Ufal não comporta os investimentos necessários

Por 7Segundos, com assessoria 17/06/2020 16h04
Reitor da Ufal afirma que MEC não dá garantias para aulas virtuais
Professor Josealdo Tonholo - Foto: Divulgação

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, informou que o Ministério da Saúde (MEC) não apresentou garantias para substituição das aulas presenciais pelas virtuais após publicação esta semana de uma portaria.

“Estamos vivendo um momento de mudança paradigmática na educação. Apesar de as tecnologias digitais já existirem, apenas agora, durante a pandemia da covid-19, estamos fazendo uso mais sistemático delas. Há, portanto uma mudança de cultura pela necessidade de suplantar as dificuldades impostas pela pandemia”. disse o reitor.

Tonholo ressaltou que a portaria não dá os caminhos de como garantir a realização das atividades virtuais. “Não nos foi dito, por exemplo, sobre como será tratada a questão orçamentária para permitir a utilização dos meios digitais. O mais grave está relacionado à acessibilidade dos estudantes. Uma parcela substancial de nossos discentes está em situação de elevada vulnerabilidade”.

O reitor diz que atual orçamento da Ufal não comporta os investimentos necessários para compra de equipamentos e planos de internet.

“Estamos nos reunindo periodicamente com o MEC, em conjunto com os reitores da Região Nordeste, para tratar deste tema, já que temos realidades muito parecidas. E falando especificamente de Alagoas, a situação também é crítica em relação à questão tecnológica ligada à qualidade da internet em todo o Estado”, completou.