Comportamento

Em live com a esposa, pastor chama fiéis de igreja de “moreninhos, encardidos e sujos” e é acusado de racismo

A gravação logo caiu na web e foi repudiada pelos internautas

Por Uol Notícias 17/06/2020 15h03
Em live com a esposa, pastor chama fiéis de igreja de “moreninhos, encardidos e sujos” e é acusado de racismo
Pastor Rodrigo dos Santos e pastora Jessica Maciel em Live no instagram - Foto: Reprodução/Instagram

O pastor Rodrigo dos Santos e sua esposa, a também pastora Jessica Maciel, causaram revolta nas redes sociais, após se referirem aos fiéis mais pobres que frequentavam a Igreja Batista do Calvário, como “moreninhos, encardidos e sujos”. Segundo o ‘Diário do Centro do Mundo’, o casal lidera a instituição religiosa, em Toledo, no Paraná.

As falas foram proferidas durante uma live, que teve trechos divulgados na noite dessa terça-feira (16). Rodrigo recordava o momento em que viu a esposa pela primeira vez em um culto, quando disse que ela se “destacou” no meio dos demais, por ser loira.

“Pra quem é de Toledo e sabe, a Igreja Batista do Calvário fica na Vila Pioneira, que é uma região mais pobre. E na região da Pioneira a gente não via loira, né, como a minha esposa, e quando ela veio pro culto, tipo, destacou, porque o pessoal [que frequenta a igreja] é tudo assim mais classe pobre, moreninho, meio encardido, um povo meio sujo… mas ela veio e pensei: ‘Essa aí é da zona mais nobre da cidade'”, declarou o pastor.

“Mais moreno, queimado do sol… Ai que dó! Não é assim não”, divertiu-se Jessica, com os comentários do marido. “Eu era de lá, não era da zona mais nobre não”, complementou.

A gravação logo caiu na web e foi veementemente repudiada pelos internautas, que apontaram racismo no discurso.“Tenho nojo desses falsos cristãos… NOJO. Gente hipócrita, ruim, falsa”, disparou um usuário. “É preciso urgentemente discutir o racismo nas igrejas”, constatou outra.

“Olha a satisfação na cara dela por não fazer parte do ‘povo encardido'”, observou uma terceira. “Racismo com um sorriso nos lábios… a cara do Brasil. Como ‘encardida’ e cristã, desejo que os membros desta igreja tenham líderes que os representem de verdade e expurguem estes imbecis”, desabafou mais uma.

Indignadas e revoltadas com a postura do casal, muitas pessoas se juntaram e denunciaram os perfis dos pastores no Instagram. As contas identificadas como @pr.rodrigodossantos e @pra.jessicamaciel já não estão mais disponíveis na plataforma.