Saúde

Prefeitura disponibiliza painel interativo com informações sobre a Covid-19

Dados do Município de Maceió relacionados às ocorrências e evoluções do novo Coronavírus podem ser visualizados no painel

Por Ascom SMS 17/06/2020 17h05
Prefeitura disponibiliza painel interativo com informações sobre a Covid-19
O painel será atualizado de segunda a sexta-feira, sempre às 19h - Foto: Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió disponibilizará, a partir desta quarta-feira (17), o Painel Covid-19, ferramenta interativa com dados sobre ocorrências e evolução de casos da Covid-19 consolidados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/SMS) organizados em gráficos e mapas.

Desenvolvido pela empresa TecGeo, com licenças do software ArcGIS cedidas gratuitamente pela empresa ESRI, o painel será hospedado no site da Prefeitura de Maceió, em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Gabinete de Governança (GGOV).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Fernanda Araújo, o painel consiste em mais uma fonte de acesso às informações sobre a Covid-19 no município de Maceió. “A divulgação desses dados já era feita por meio dos Boletins Epidemiológicos diários, mas essa será uma nova ferramenta para que a população tenha acesso e possa medir seu comportamento pela quantidade de casos e óbitos registrados por Distrito Sanitário”, explica.

O Painel Covid-19 será atualizado diariamente, sempre com dados referentes ao dia anterior. A fonte desses dados será a Diretoria de Vigilância em Saúde, que faz o monitoramento junto à Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (GVDATNT).

Fernanda Araújo informa que a SMS seguirá emitindo os Boletins Epidemiológicos. “Essa é uma nova ferramenta, mas não deixaremos de emitir os boletins diários. O painel é uma forma de ampliar o acesso às informações sobre os casos de contaminação pelo novo coronavírus na capital”, explica.

O Boletim Epidemiológico com todas as informações detalhadas sobre contaminações pode ser acessado pelo link: http://www.maceio.al.gov.br/sms/boletim-coronavirus/

A secretária do Gabinete de Governança, Íria Almeida, informa que o painel amplia a disseminação de dados e informações de casos confirmados de Covid-19 no território de Maceió. “Entendemos que a transparência e clareza são fatores que ajudam a combater esta doença que tantas incertezas tem trazido à população mundial”, explica

Os dados consolidados de casos confirmados de Covid-19 serão disponibilizados por indicadores, gráficos e mapas que exibem a realidade da pandemia no Município, conforme a descrição abaixo:

Casos Confirmados de Covid-19;

Casos Ativos de Covid-19;

Casos Recuperados de Covid-19;

Casos de Óbitos por Covid-19;

Mapas de casos confirmados e óbitos de Covid-19 por Distrito Sanitário;

Gráfico de evolução dos casos confirmados e de óbitos por Covid-19 por data da confirmação;

Gráfico de casos confirmados e de óbitos de Covid-19 por faixa etária/sexo;

Gráfico de casos confirmados e de óbitos de Covid-19 por raça/cor.

Atualização de dados

Diariamente a Secretaria Municipal de Saúde gera um banco de dados com o boletim consolidado, que é disponibilizado para atualização na plataforma web.

A DVS/SMS ressalta que os dados poderão diferir da divulgação do Governo do Estado, em função da extração de dados em diferentes horários, da correção de duplicidades ou devido a cadastramento dos casos em sistemas paralelos. As divergências observadas têm sido sistematicamente investigadas e informadas para correção durante a pandemia, um processo diário e contínuo. O painel será atualizado de segunda a sexta-feira, sempre às 19h.

Acesso

O acesso ao painel web pode ser feito a partir de aparelhos celulares, tablets e computadores, por qualquer pessoa e a qualquer momento através do link: http://www.covid19.maceio.al.gov.br