Comportamento

Equipe de nutrição do HU envia mensagens para pacientes internados com covid-19

As mensagens de apoio são enviadas diariamente

Por Ascom Ufal 18/06/2020 16h04
Equipe de nutrição do HU envia mensagens para pacientes internados com covid-19
mensagens enviadas ao pacientes de Covid-19 no Hu - Foto: Ascom Ufal

Mensagens de apoio, incentivo, acolhimento e otimismo são ações planejadas pelo Hospital da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para colaborar na recuperação dos pacientes que estão internados por conta da Covid-19.  A equipe da Unidade de Nutrição Clínica (UNC), por exemplo, visando - além de oferecer uma alimentação adequada para os pacientes acometidos pelo coronavírus - entrega, diariamente, nas embalagens das refeições do almoço, textos motivacionais, como “vai dar tudo certo”, “estamos com vocês” e “temperado com esperança”.

Chefe da Unidade, Elyssia Mendonça diz que esse foi o modo que a Unidade de Nutrição Clínica, através do projeto construído pelos nutricionistas e técnicos de nutrição, encontrou para incentivar a adesão alimentar e fortalecer a esperança e o ânimo para o grupo que, por conta da doença, precisa ficar isolado nos leitos do HU. “Nestes pacientes, a nutrição visa minimizar o comprometimento nutricional, resultante da baixa aceitação alimentar, frequentemente associada aos sintomas característicos da doença, como perda parcial ou total do olfato, o que, muitas vezes, vem acompanhada da perda parcial ou total do paladar”, esclarece.

Com essa estratégia, o Hospital fortalece as suas ações de humanização, visando garantir o bem-estar e a segurança do paciente. “Há uma preocupação para que exista uma recuperação mais rápida e com um menor tempo de internamento”, frisa Elyssia Mendonça. A chefe da UNC ressalta que o Hospital Universitário segue protocolos nutricionais, disponibilizando alimentos apropriados aos pacientes de acordo com a necessidade, com o objetivo de garantir aporte calórico, proteico, de vitaminas e minerais, fatores que visam contribuir na melhoria da saúde do assistido.