Polícia

Crimes de estelionato e perturbação do sossego podem ser denunciados pela Delegacia Interativa

Site pode ser acessado pelo computador, celular ou tablet

Por 7Segundos, com Ascom PC 18/06/2020 20h08
Crimes de estelionato e perturbação do sossego podem ser denunciados pela Delegacia Interativa
Delegacia Interativa da Polícia Civil amplia serviços oferecidos à sociedade - Foto: Assessoria PC

A Delegacia Interativa, da Polícia Civil de Alagoas, aumentou os serviços oferecidos. Agora, os crimes de estelionato e perturbação do sossego podem ser denunciados e o boletim de ocorrência  feito de forma online, sem precisar ir até uma Delegacia física.

A Delegacia Interativa pode ser acessada por qualquer dispositivo – computador, celular, tablet – e já fazia o registro de Roubo e Furto à pessoa, Perda ou Extravio, Roubo à residência, Calúnia, Injúria e Difamação; Maria da Penha (Calúnia, Injúria, Difamação e Ameaça), Dano, Maus Tratos de Animais, Acidente de Trânsito (sem vítima), Violação de Domicílio, Desaparecimento e Encontro de Pessoa. O site para a denúncia é o  www.delegaciainterativa.al.gov.br

O Boletim de Ocorrência feito na Delegacia Interativa tem o mesmo valor do registrado de forma presencial nas unidades físicas da Polícia Civil, pois, para isso, há uma equipe de policiais civis que, após análise, valida o documento ou tira dúvidas quanto às informações relatadas, e envia ao solicitante o número do protocolo, através do e-mail colocado por ele durante o registro, dando a comodidade para que o BO seja impresso de onde a vítima esteja.

“No caso on-line, no início eram duas modalidades criminosas (furto e extravio), hoje, com esta nova inserção, já são 20 tipos penais que podem ter os Boletins de Ocorrência (BOs) registrados por meio deste recurso tecnológico, pela internet”, pontuou o delegado-geral da PC de Alagoas, Paulo Cerqueira.

Ele disse, ainda, que, recentemente, para contribuir com a luta pelo fim da violência contra a mulher, a Polícia Civil disponibilizou naturezas criminais apropriadas para os registros de violência doméstica, bem como um ambiente que visa a orientação e o acolhimento e inseriu campo especifico para o registro de crimes da Lei Maria da Penha, a exemplo de calúnia, injúria, difamação e ameaça. “Já orientamos ao setor que busque viabilizar ainda mais os serviços ofertados”, acrescentou o delegado-geral.

A busca pelos serviços da Delegacia Interativa tem crescido bastante. Em todo o ano de 2019 foram cadastrados 40.523 registros. Em 2020, até o momento, já foram contabilizados cerca de 30 mil registros. A cada nova funcionalidade inserida, em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), os índices de utilização aumentam de forma exponencial.