Economia

Antes de protocolo sanitário, shoppings da capital já haviam aderido medidas

Diversas medidas que constam no documento foram adotadas  

Por 7Segundos 19/06/2020 17h05
Antes de protocolo sanitário, shoppings da capital já haviam aderido medidas
Sem data definida de retorno, shoppings da capital já aderiram medidas sanitárias - Foto: Maceió Shopping / Instagram

Sem data definida para retomada de atividades econômicas, o Governo do Estado divulgou no início da semana o protocolo sanitário, com regras e obrigações gerais e específicas que cada segmento deve seguir no momento do retorno.

Medidas como uso obrigatório de máscara, disponibilidade de álcool em gel, distanciamento de 2m, locais para desinfecção de sapatos e outras devem ser seguidas por todos os seguimentos da economia durante a retomada. As obrigações obedecem às recomendações determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No caso de shoppings centers, galerias, centros comerciais e similares, foi determinado também a desativação e isolamento das áreas destinadas às crianças e redução de 50% as vagas de estacionamento.

Porém, antes mesmo da divulgação do protocolo sanitário, muitos desses estabelecimentos já haviam se adiantado e aderido à maioria das medidas.

Ao 7Segundos, a assessoria do Parque Shopping, estabelecimento localizado no bairro Cruz das Almas, informou as medidas já estavam implantadas.

A rede Aliansce Sonae, da qual o shopping faz parte, desenvolveu um protocolo próprio em conjunto com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e o Hospital Sírio Libanês.

O Maceió Shopping, no bairro da Mangabeiras, tem utilizado as redes sociais para divulgar as ações que tem feito.

O estabelecimento comercial já implantou drive thru em que o lojista entrega a mercadoria ao cliente na porta e tem publicado vídeos do processo de sanitização e higienização dos ambientes.

A diretoria do Shopping Pátio, estabelecimento comercial localizado no Benedito, informou ao 7Segundos que o shopping tem se ajustado conforme o protocolo e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).