Alagoas

Auxílios recebidos irregularmente em AL ainda não foram devolvidos

Mais de dois mil funcionários públicos no Estado receberam a quantia de R$ 600

Por Marcos Filipe Sousa 19/06/2020 14h02
Auxílios recebidos irregularmente em AL ainda não foram devolvidos
Pagamento auxílio emergencial - Foto: Agência Brasil

As Prefeituras de Maceió e Palmeira dos Índios tinham até o dia 15 de junho para entregar ao Ministério Público de Contas de Alagoas e da Controladoria Geral da União a lista de servidores para iniciar as investigações do recebimento irregular do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Os dois órgãos informaram que não receberam todas as listas e estão estudando uma forma de conseguir o mais rápido possível esses dados. 

Foram identificados 2.126 servidores públicos em Alagoas contemplados no cadastro destinado para desempregados, autônomos, microempreendedores individuais (MEI), informais e integrantes do Bolsa-Família durante a pandemia da Covid-19. De acordo com as informações foram mais de RS 1,5 milhão pagos.

Em alguns estados como o Paraná e Santa Catarina, os servidores já começaram a devolver a quantia que ocorre através do site do Ministério da Cidadania.

A pessoa que tiver recebido o pagamento de forma irregular precisa informar o CPF e os dados requisitados para gerar uma guia de pagamento.

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) da Prefeitura de Maceió informou que aguarda a notificação do Ministério Público de Contas (MPC) com a lista dos servidores identificados para tomar as providências cabíveis. A Semge reforça que o julgamento sobre a liberação do auxílio ao servidor cabe à esfera federal e não ao município.