Saúde

Farmácias em Alagoas já estão ofertando serviços de testes rápidos

A medida não obriga o estabelecimento a ofertar este serviço

Por Assessoria 19/06/2020 17h05
Farmácias em Alagoas já estão ofertando serviços de testes rápidos
A medida não obriga o estabelecimento a ofertar este serviço - Foto: Divulgação

Desde o dia 28 de abril, as farmácias foram autorizadas a realizar os testes rápidos em seus estabelecimentos, mas em Alagoas, algumas redes farmacêuticas iniciaram os testes no último dia 08 de junho. A medida da Anvisa tem caráter temporário e excepcional e visa ampliar a oferta e a rede de testagem, bem como reduzir a alta demanda em serviços públicos de saúde durante a pandemia. 

A farmacêutica Ana Patrícia, que é uma das farmacêuticas habilitadas para realizar o teste na rede em que trabalha, informa que está disponível a população o TRL ou Poct of Care, que é o teste rápido. “Nós sabemos que os testes não combatem a pandemia, mas ele auxilia a população no tratamento, assim como, no isolamento social. Os testes não têm finalidade confirmatória, servindo apenas para auxiliar no diagnóstico da Covid-19”, pontuou. 

Na avaliação de Ana Patrícia este serviço oferecido nas farmácias traz uma grande contribuição a sociedade principalmente por ser a primeira porta de entrada. De acordo com ela, a população se beneficiária de um diagnóstico confiável em menor tempo e com mais agilidade. “O farmacêutico é o profissional capacitado e responsável para realizar os testes nas farmácias, ele passou por um treinamento específico e está pronto pra atender a população”, garantiu. 

A medida não obriga o estabelecimento a ofertar este serviço. O paciente deve procurar o estabelecimento que terá um ambiente específico para que o teste seja feito. Somente o farmacêutico pode realiza-lo e ele deve estar com óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental e luvas, além de higienizar as mãos.

As notificações de casos suspeitos deve ser feitas de forma eficiente e adequada às autoridades de saúde locais. Com isso, as estatísticas dos casos se aproximarão cada vez mais dos números reais, o que pode ajudar nas políticas públicas envolvidas.

Testes Rápidos

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas disponibilizou em seu site oficial as informações das redes de farmácias e lojas que estão realizando o teste rápido em Maceió e Arapiraca.

Para saber basta acessar: www.crf-al.org.br e clicar no banner saiba quais farmácias estão realizando o teste rápido. O usuário será direcionado para a páginas com todas as informações.