Alagoas

Portal Alagoas Digital reúne serviços que podem ser realizados pela internet

Plataforma foi lançada durante transmissão ao vivo nas redes sociais do Governo de Alagoas nesta segunda (22)

Por Seplag 22/06/2020 18h06
Portal Alagoas Digital reúne serviços que podem ser realizados pela internet
Portal Alagoas Digital - Foto: Marcio Ferreira

O Governo de Alagoas lançou, nesta segunda (22), uma plataforma que visa reunir os serviços digitais do Estado em um só ambiente. Chamado de Alagoas Digital, o portal, que deve facilitar o acesso a esses serviços, principalmente no período de isolamento social, foi apresentado durante uma transmissão ao vivo feita pelo secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos e pelo secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Rodrigo Rossiter, nas redes sociais do governo.

Disponível no endereço eletrônico alagoasdigital.al.gov.br, a ferramenta, que está em sua versão inicial, já conta com mais de 50 serviços digitais disponíveis, tais como emissões de diversos tipos de certidões, guias de arrecadação para tributos estaduais como o IPVA e ICMS, requerimentos, serviços do Detran como a solicitação de 2ª via da CNH, serviços do Sine e da SRTB, como o seguro-desemprego, da Casal, entre outros.

“Alagoas tem se destacado muito pelo avanço em termos de inovação e melhorias no serviço público, pela simplificação e oferecimento de comodidade ao cidadão. Essa é uma agenda nacional, que envolve muita troca com outros Estados, que já vem sendo desenvolvida há algum tempo e que, nesse momento, se torna ainda mais importante. Vamos seguir trabalhando muito nesses próximos meses para aumentar a prestação de serviços na plataforma e garantir mais facilidade para todos”, pontuou o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Ao clicar sobre o serviço desejado, além de contar com a opção de realizá-lo, é possível ter informações sobre os custos necessários, caso hajam, as etapas e o tempo de realização, o público-alvo a quem se destina, entre outras coisas.

A plataforma, que foi desenvolvida pela Seplag em parceria com a Fapeal, Secti e Itec, traz também um catálogo com informações de mais de 1900 serviços públicos, uma área destinada para os aplicativos do governo voltados para a população e, também, um espaço da Ouvidoria, no qual os cidadãos podem tirar suas dúvidas, fazer reclamações, sugestões ou elogios em relação à prestação de serviços do Estado.

“Esse é um grande passo dado por Alagoas. A Secti é parceira desse projeto e vem trabalhando de forma transversal com os demais órgãos para que consigamos implementar ainda mais serviços nessa ação que é tão importante para o Estado”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Rossiter.