Alagoas

Governo prorroga decreto até 30 de junho e discute retomada gradual das atividades em julho

Renan Filho citou que essa semana será crucial para ver se os casos se estabilizarão

Por 7Segundos 22/06/2020 21h09
Governo prorroga decreto até 30 de junho e discute retomada gradual das atividades em julho
Governador Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução

O decreto estadual que iria até esta segunda-feira (22), foi prorrogado até o dia 30 de junho. Segundo o governador de Alagoas, Renan Filho, essa foi uma medida tomada após muita conversa entre o governo e o setor produtivo, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Justiça, Igrejas e sociedade civil. Ele citou que os casos de coronavírus, especialmente os mais graves, estão se estabilizando e tendo uma queda e que esta semana, que tem dois feriados além do final de semana, é crucial para que as pessoas fiquem em casa e reforcem as medidas de higiene, pois com isso, a curva pode se achatar e as atividades podem ser retomadas gradualmente a partir de julho. 

Renan Filho citou que a retomada acontecerá em cinco fases – vermelha, laranja, amarela, azul e verdes, com três eixos estratégicos. O primeiro eixo é sobre a capacidade hospitalar, com três indicadores: taxa de ocupação de leitos com respiradores, soma de leitos de UTI + leitos intermerdiários, soma dos leitos de UTI + leitos clínicos e capacidade hospitalar a cada 100 mil habitantes. 

O segundo eixo diz respeito à evolução dos óbitos por semanas epidemiológicas e os que estão investigação. Os casos serão analisados desde o começo do ano até agora, além de analisar a taxa de letalidade dos pacientes que tiveram coronavírus. O terceiro eixo fala sobre as taxas de Covid-19 e a divisão de casos ativos com os recuperados, que mostrará o comportamento da doença na sociedade. 

Uma matriz de risco será divulgada no dia 26 de junho, com um anexo descrevendo a volta de alguns setores por fases. Segundo o governador, isso dará tempo de cada setor produtivo se programar para a retomada, mas se o vírus evoluir, pode ser que essa retomada ainda demore um pouco. Ele também citou que atualmente estamos na fase vermelha, mas caminhando para a fase laranja. Apesar disso, apenas Maceió e a região metropolitana tem apresentado essa estabilização do número de casos, enquanto o Agreste teve um aumento. Portanto, as fases de retomada podem ser diferentes para cada região do estado.

"A colaboração de cada um é importante para que consigamos seguir em frente. Primeiro devemos manter as medidas de higiene e manter o distanciamento  de um a dois metros das pessoas. Devemos ter isso como hábito, pois reduz a demanda de leitos. O uso de máscara é necessário por todos, precisamos exigir que o outro use. Só com essas medidas podemos fazer o novo normal. Com a ajuda da ciência, trazendo vacinas e um medicamento eficaz, voltaremos ao normal mais próximo do que estávamos antes da pandemia", citou Renan Filho.