Geral

PF faz buscas em endereços ligados ao secretário de Saúde do Pará

Mandados de investigação sobre compras de respiradores foram autorizados pelo STJ.

Por G1 23/06/2020 09h09
PF faz buscas em endereços ligados ao secretário de Saúde do Pará
Fabricacao de respiradores - Foto: Reprodução

A Polícia Federal saiu às ruas nesta terça-feira (23) para cumprir mandados de buscas em operação que investiga irregularidades nas compras de respiradores pelo governo do Pará. As buscas se concentram em endereços do secretário de Saúde do estado, Alberto Beltrame, em Porto Alegre. Ele também é presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). 

Além da capital gaúcha, há mandados também para a cidade de Xangrilá. Os mandados foram autorizados pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

A ação desta terça é um desdobramento da operação Bellum, que no dia 10 de junho cumpriu 23 mandados de busca e apreensão para levantar provas sobre as suspeitas de fraude na compra de equipamento de combate à pandemia do novo coronavírus. 

Beltrame já havia sido alvo da Bellum, no início do mês, assim como o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB). 

Operação Bellum

Indícios levantados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) apontam que o governador tem relação próxima com o empresário responsável pela concretização do negócio de compras de respiradores. 

As investigações apontam, ainda, que Helder Barbalho sabia que os ventiladores pulmonares que foram comprados eram inadequados para o tratamento da covid-19. O pagamento foi feito de forma adiantada. 

Na época da deflagração da Bellum, Helder Barbalho disse que, quando ficou sabendo da inadequação dos equipamentos, agiu a tempo e devolveu o dinheiro aos cofres do estado. 

Ainda segundo as investigações, Beltrame tentou maquiar a ilegalidade da compra dos respiradores.