Economia

Lojas de rua, igrejas e salões de beleza serão primeiros a reabrir em AL

Aulas presenciais devem ficar entre os últimos no processo de reabertura

Por 7Segundos 23/06/2020 11h11
Lojas de rua, igrejas e salões de beleza serão primeiros a reabrir em AL
Ruas do Centro de Maceió registraram aglomeração nesta quarta-feira (10) - Foto: 7Segundos

A edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), divulgado na noite dessa segunda-feira (22), traz o decreto Nº 70.145, que prorroga o isolamento social até o dia 30 de junho e detalha as fases de distanciamento social controlado que serão aplicadas nos próximos meses em Alagoas.

Segundo a publicação, a flexibilização das atividades econômicas será realizada em cinco fases, classificadas pelas cores vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde, utilizando três eixos que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas.

O primeiro eixo estratégico diz respeito à Capacidade Hospitalar Instalada, ou seja, a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19, com três indicadores: taxa de ocupação de leitos com respiradores, taxa de ocupação de leitos geral e quantidade de leitos com respiradores por 100 mil habitantes.

O segundo eixo estratégico trata da Evolução Epidemiológica no estado, com dois indicadores: óbitos por semana epidemiológica (total de óbitos confirmados somados aos óbitos em investigação por Covid-19 ocorridos naquela semana) e taxa de letalidade.

Por último, o terceiro eixo estratégico trata da Evolução da Covid-19 em Alagoas, cujo indicador será a razão de casos ativos por casos recuperados.

Sem data definida, os primeiros a abrirem as portas serão lojas de rua com 400m³, salões de beleza e barbearias e templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.

Na fase amarela, serão abertos lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m²; shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas; bares e restaurantes; e transporte Intermunicipal e turístico, os três últimos funcionando com 50% de sua capacidade.

Na fase azul, poderão funcionar cinemas, teatro e museu, com 33% de sua capacidade; academias, clubes e centro de ginástica, com 50% de sua capacidade; bares e restaurantes; templos, igrejas e demais instituições religiosas; e transporte intermunicipal e turístico, os três últimos funcionando com 75% de sua capacidade.

Escolas e serviço público presencial devem ficar entre os últimos no processo de reabertura, ambos incluídos na fase verde.