Política

Fechamento do Hemoal durante feriado de São João repercute na ALE

Cibele Moura vai apresentar Projeto de Lei sobre funcionamento

Por 7Segundos 25/06/2020 11h11
Fechamento do Hemoal durante feriado de São João repercute na ALE
Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió - Foto: Carla Cleto

O fechamento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) durante o feriado de São João nessa quarta-feira (24) repercutiu durante sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nesta quinta-feira (25).

A deputada Cibele Moura (PSDB) disse que recebeu relatos de pessoas que aproveitaram o feriado para doar sangue e encontraram o local fechado.

“O que não dá para aceitar é saber que os bancos de sangue estão baixos, com base nas campanhas de doação, e ontem a porta do Hemoal estava lotada com pessoas querendo doar e tiveram que voltar pra casa”.

Ela também informou que irá apresentar um Projeto de Lei para que as unidade do Hemoal em Maceió e Arapiraca funcionem todos os dias da semana, incluindo feriados e finais de semana.

Os parlamentares Francisco Tenório (PMN) e Jó Pereira (MDB) também se manifestaram contrários ao fato apresentado por Cibele Moura.

“Também me pegou de surpresa. Hemoal tem que funcionar em regime de plantão, principalmente no período de pandemia. Hemoal é saúde, é salvar vidas”, disse Francisco Tenório.

Repercussão

Nessa quarta-feira, a designer de joias e influenciadora digital, Endy Mesquita, havia pedido para que os seguidores fossem ao Hemoal para doar sangue para o pai dela que faria uma cirurgia no dia seguinte. As pessoas que foram encontraram o hemocentro fechado.

Nas redes sociais, Endy Mesquita explicou que a cirurgia do pai era muito aguardada e precisava ser feita com urgência.

“Pois é gente está fechado. Feriado né, que legal. O banco de sangue fecha porque as pessoas podem esperar”, desabafou através dos stories do instagram.

Agora, a campanha é  para que as pessoas doem qualquer tipo de sangue em nome Francisco de Assis Felix Viera nesta quinta-feira.

A sede do Hemoal fica localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche da Barra

.