Política

Três delegados se afastam das funções para disputar eleições municipais

Polícia Civil também tem desfalque de escrivão e agente policial

Por Berg Morais 25/06/2020 18h06
Três delegados se afastam das funções para disputar eleições municipais
Delegados se afastam para disputar eleições - Foto: Redes sociais

Cinco profissionais da secretaria estadual de Segurança Pública de Alagoas (SSP) se afastaram de suas funções para atender ao prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a desincompatibilização de cargos públicos. Eles irão disputar as eleições municipais visando mandatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador. 

São delegados, agentes de polícia e escrivães que colocarão seus nomes à disposição do eleitorado de diferentes cidades de Alagoas. 

A SSP não identificou os servidores e a função que cada um deles ocupa, mas, através das redes sociais alguns já se posicionaram sobre a pretensão em disputar o pleito vindouro. 

Ex-chefe da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) da PC, o delegado Fábio Costa foi o primeiro a anunciar a sua filiação ao PSB para disputar o cargo de vereador por Maceió. 

O delegado Leonam Pinheiro também confirmou sua intenção em ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores, mas no município de Marechal Deodoro. Ele está filiado ao MDB.

Ambos são conhecidos nas redes sociais por divulgarem o que acontece nos bastidores das operações policiais. Eles ficaram conhecidos, inclusive, como “delegados pop-star”. Vale destacar que a exposição de agentes e suspeitos em ações policiais acabou provocando o governador Renan Filho (MDB) a exonerar alguns delegados de cargos de chefias pelo Estado. 

Já no alto sertão do Estado, o delegado Rodrigo Cavalcanti decidiu disputar a prefeitura de Delmiro Gouveia, município em que atua há quase uma década. O AVANTE foi o partido escolhido pelo pré-candidato. 

Em Alagoas, alguns delegados de polícia conseguiram êxito na carreira política. O atual presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira, e o deputado estadual Francisco Tenório, são os representantes da categoria no Poder Legislativo.