Saúde

Alagoanos percorrem até 130 km em média para conseguir atendimento de saúde

O estudo sobre as Regiões de Influência das Cidades (REGIC) 2018 identifica e analisa a rede urbana brasileira.

Por IBGE com 7Segundos 25/06/2020 15h03
Alagoanos percorrem até 130 km em média para conseguir atendimento de saúde
Rodovia - Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (25),trouxe dados de quantos quilômetros os alagoanos têm percorrido para conseguir atendimento de saúde, no estado.

Os dados demonstram que os alagoanos percorreram cerca de 137 km para conseguir atendimento hospitalar em cidades vizinhas no estado. Além disso, o resultado mostra a forma pela qual as cidades se relacionam entre si, através do deslocamento de pessoas em busca de bens e serviços, bem como pelas ligações entre sedes e filiais de empresas e instituições públicas multilocalizadas.

Em média, a população alagoana percorre 42km para atendimento de baixa e média complexidade, como consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, serviços ortopédicos e radiológicos, fisioterapia e pequenas cirurgias, dentre outros atendimentos que não impliquem internação.

Já no que diz respeito à busca por tratamentos de alta complexidade, a população percorre, em média, 94 km. Esses tratamentos especializados são de alto custo e envolvem internação, cirurgias, exames (como ressonância magnética e tomografia) e tratamentos de câncer.