Alagoas

Governo divulga matriz de risco que orientará distanciamento social controlado em Alagoas

Para os seis indicadores dos três eixos estratégicos foram adorados critérios de mensuração cujos resultados serão obtidos semanalmente

Por Agência Alagoas 26/06/2020 16h04
Governo divulga matriz de risco que orientará distanciamento social controlado em Alagoas
Matriz de risco foi apresentada nesta quinta-feira (26) à imprensa - Foto: Agencia Alagoas

O governador Renan Filho divulgou, nesta sexta-feira (26), durante coletiva de imprensa on-line, o detalhamento da matriz de risco que orientará o estado para a evolução das fases de distanciamento social controlado em Alagoas.

A matriz de risco, composta por 3 eixos estratégicos – utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19 – tem 6 indicadores para análise dos dados da Covid-19 em Alagoas. Os números desses indicadores serão analisados semanalmente, tomando como recorte as semanas epidemiológicas, e detrminarão se o estado poderá evoluir ou involuir dentro da escala de Distanciamento Social Controlado, que está dividida em cinco fases: vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde, de acordo com o Decreto 70.145, publicado no Diário Oficial de 22 de junho de 2020.

O secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, explicou que cada aferidor receberá uma bandeira de acordo com os resultados obtidos: vermelha, laranja, amarela, azul e verde – sendo a bandeira vermelha a que representa o cenário mais preocupante e a verde a que apresenta os melhores resultados. De acordo com Fabrício, as bandeiras servem como parâmetro de norteamento para a tomada de decisão a partir de agora.

“Na prática, a avaliação final dessa transição vai ser feita todo início de semana, depois de fechada a semana epidemiológica, no sábado, com a análise dos dados já no domingo. E, na segunda-feira, ouvindo os especialistas da saúde e outros atores do Governo, o Estado vai tomar uma decisão. As transições de fases, no final, vão depender da avaliação a cada início de semana com os dados da semana anterior e como estão esses alinhamentos das bandeiras. Categoricamente, isso vai depender de uma análise também da Saúde para chegar uma decisão final”, explicou.

Desde o início da pandemia no estado, o Governo de Alagoas tem priorizado o diálogo com a ciência. De acordo com o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, o estudo foi elaborado com dados técnicos, analisando as semanas epidemiológicas para se ter conhecimento sobre a maneira de encontrar um cenário para que a evolução de fases ocorra e seja possível conviver com a doença.

“Temos um cenário de tendência de estabilização na capital e isso não foi feito com base em achismos. A gente tem acompanhado esses números com nossa equipe de epidemiologia e com os nossos infectologistas, que têm observado uma diminuição do fluxo nas centrais de triagem e da ocupação dos leitos da UPAs, por exemplo. Com base nessa matriz de risco, nós vamos acompanhar semanalmente os dados com esses parâmetros e esses eixos apresentados e, com isso, num debate com a ciência e os técnicos, vamos apresentar, semanalmente, as possibilidades de ampliação do distanciamento ou de permanência na mesma faixa naquela semana”, explicou.

Renan Filho destacou, ainda, que a matriz de risco foi construída com componentes técnicos, com eixos estratégicos e com indicadores claros que nortearão as decisões do estado nos próximos meses. O governador esclareceu que o Governo será dinâmico em relação às decisões tomadas com bases nos indicadores, ou seja, poderá retroceder fases se a situação se agravar.

“Acredito que na próxima semana sairemos do isolamento social clássico para um novo sistema de distanciamento social controlado, em que a gente avalia semanalmente os indicadores e toma decisões a partir deles. O governo será dinâmico em relação às fases, assim como é dinâmica a doença. Nós vamos continuar conduzindo o estado com toda a prudência, serenidade e com a transparência necessária para que a gente possa vencer essa pandemia juntos”, afirmou.