Saúde

Covid-19: Renan Filho apresenta plano de distanciamento controlado

Nova política de enfrentamento ao coronavírus deve vigorar em julho

Por 7Segundos 26/06/2020 12h12
Covid-19: Renan Filho apresenta plano de distanciamento controlado
Governador Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução/Instagram

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), apresentou em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (26), a Matriz de Risco que vai orientar na implementação do distanciamento social controlado em frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O plano, que deverá entrar em vigor a partir da primeira semana de julho, deve conciliar a proteção à saúde da população com a preservação da economia do estado.

Segundo o governador, o distanciamento social controlado trabalha cinco fases de estágios de controle, que serão identificados em bandeiras: vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde. A verde significa uma situação amena, com medidas flexíveis. De acordo com a gravidade da situação, o grau de restrições aumenta, até chegar à vermelha.

Para que haja a passagem de uma fase para outra, serão utilizados três eixos estratégicos como critérios evolução ou involução das fases: capacidade hospitalar instalada; evolução dos óbitos por semana epidemiológica e; taxa de crescimento da Covid-19.

Dessa forma, conforme os resultados obtidos durante o período de uma semana, o estado poderá avançar para a próxima fase ou retroceder, até que os números estejam em equilíbrio e seja seguro permitir o avanço mais uma vez.

O eixo 1, a utilização da capacidade hospitalar instalada, trata-se da ocupação de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. Esse eixo conta com três aferidores: taxa de ocupação de leitos com respiradores, taxa de ocupação de leitos geral e quantidade de leitos com respiradores por 100 mil habitantes.

Já no eixo 2, evolução epidemiológica, observa-se a evolução do número de óbitos por Covid-19, tendo como principais indicadores: óbitos por semana epidemiológica (óbitos confirmados + óbitos em investigação por Covid-19 ocorridos naquela semana) e taxa de letalidade (índice de morte em pacientes confirmados com Covid-19).

Por fim, o eixo 3, a taxa de evolução da Covid-19, trata da evolução da doença avaliada pela razão de casos ativos por casos recuperados.

Na coletiva, o governador frisou que a capital alagoana está estável com relação aos casos de coronavírus e, ressaltou que, se a situação retroceder será necessário ampliar o isolamento social.

O secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, detalhou a evolução histórica dos indicadores de óbitos confirmados e em investigação por Covid-19 por semana epidemiológica.

“Atingimos o maior número de óbitos na semana 21, em meados de maio, e o estado conseguiu com a oferta de leitos conseguiu estabilizar o atendimento à população. Na última semana tivemos uma queda”, explicou o Fabrício Marques.

As informações determinantes para a evolução entre as fases serão coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Iremos apresentar semanalmente as possibilidades de ampliação do distanciamento ou até de permanência da faixa que estivermos”, informou o secretário Alexandre Ayres.