Maceió

Como Maceió pode aprender com outras capitais que reabriram a economia

Belo Horizonte e Florianópolis retornaram às medias de isolamento após novo aumento dos casos

Por 7Segundos 27/06/2020 14h02
Como Maceió pode aprender com outras capitais que reabriram a economia
Isolamento Social - Foto: Reprodução

Nos próximos dias em Maceió deve iniciar o protocolo de reabertura das atividades econômicas nas fases estabelecidas pelo Estado. Antes mesmo que isso ocorra à capital alagoana deve ficar de olho em outras duas cidades que precisaram voltar atrás após um novo aumento no número de casos da Covid-19.

No dia 20 de abril a cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, reabriu o comércio ainda no meio da pandemia e uma das cenas que viralizou na internet foram os shoppings recebendo os clientes com os funcionários aplaudindo.

Esta semana com aumento de casos do coronavírus, a capital catarinense deu um passo atrás na flexibilização do isolamento. A prefeitura da cidade proibiu que bares e restaurantes recebam clientes durante à noite e aos finais de semana, além do fechamento de shoppings, galerias, centros comerciais, academias, arenas de esportes e todo o serviço público considerado não essencial.

A nova medida foi anunciada na última segunda-feira (22) por Gean Loureiro, prefeito da cidade. O número de infectados subiu de 100 para mais 300 além de dobrar os casos de internação nas UTIs.

Para evitar o pior, o prefeito Alexandre Kalil de Belo Horizonte também se viu obrigado a recuar no processo de reabertura do comércio da capital mineira essa semana, que já abrangia quase 92% dos empregos. Com mais lojas abertas, caíram os índices de isolamento social e subiram vertiginosamente os números de casos do novo coronavírus e mortes causadas pela doença.

Bastou um mês de flexibilização para que a taxa de ocupação de UTIs específicas para pacientes com coronavírus mais que dobrasse: de 40% no fim de maio para 86% na quinta-feira, recorde absoluto desde o início do enfrentamento da pandemia na capital mineira.

Em ambos os casos, os prefeitos destacaram a falta de conscientização da população.

Na capital alagoana os índices de isolamento social estão caindo e no feriado de São João, segundo a empresa InLoco, ficou em menos de 37%. Durante as coletivas de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apela para que a população fique em casa e saia somente para o necessário.

Maceió registrou nessa sexta-feira (26) o total de 14.237 casos e 568 mortes. A cidade é o epicentro da pandemia no Estado.