Geral

Barroso curte frase contra Bolsonaro e se desculpa: “Estou me adaptando”

No Twitter, o presidente do TSE curtiu frase do deputado Kataguiri, ironizando a força e influência de Bolsonaro

Por Metrópoles 29/06/2020 10h10
Barroso curte frase contra Bolsonaro e se desculpa: “Estou me adaptando”
Luís Roberto Barroso - Foto: Felipe Sampaio/STF

Após curtir publicação do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) contra o mandatário Jair Bolsonaro (sem partido) no Twitter, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, usou a mesma rede para se desculpar pelo ato, alegando ter sido um erro de “adaptação” à plataforma.

“Curti ontem um post sem querer. Ainda estou me adaptando a esta rede. Não curto posts com conteúdo de polarização política. Ao contrário, busco contribuir para o aprimoramento das instituições e para o debate racional de ideias. Agradeço a quem me alertou sobre o engano”, defendeu.

A frase de Kataguiri ironiza a força de Bolsonaro e o acusa de querer fechar o Congresso Nacional e Superior Tribunal Federal (STF), do qual Barroso é ministro. “O sonho de Bolsonaro é fechar Congresso e STF, mas ele não tem apoio popular nem das Forças Armadas para isso”, afirmava, o deputado, à revista IstoÉ.

O ato do ministro foi interpretado como uma crítica ao governo federal e gerou polêmica nas redes. No tribunal comandado por Barroso, correm sete ações pela cassação da chapa Bolsonaro e seu vice-presidente, Hamilton Mourão, por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.

Como chefe do TSE, ele também estará à frente da Justiça Eleitoral na organização das eleições municipais ao fim do ano.