Saúde

Renan Filho define sobre reabertura gradual do comércio nesta terça

Confirmação irá permitir reabertura de lojas com 400m³, igrejas e salões de beleza

Por 7Segundos 30/06/2020 12h12
Renan Filho define sobre reabertura gradual do comércio nesta terça
Governador Renan Filho e Prefeito Rui Palmeira - Foto: Reprodução/Instagram

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), vai anunciar na tarde desta terça-feira (30), em coletiva à imprensa, se o estado irá avançar de fase no plano de Distanciamento Social Controlado para a flexibilização da quarentena diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Atualmente, Alagoas está na Fase Vermelha, que autoriza o funcionamento de alguns segmentos do comércio e serviços essenciais, como supermercados, bancos e farmácias.

O atual decreto estadual de isolamento social que mantém fechados bares, academias, clubes, centros de ginástica e similares, além de salões de beleza e barbearias, tem validade até às 23h59 de hoje. Lojistas acreditam na reabertura das lojas a partir desta quarta-feira (01), porém, a possível flexibilização será definida após a apresentação da análise da semana epidemiológica, relacionada aos números da Covid-19 em Alagoas.

Caso os números permitam, os primeiros a abrirem as portas serão lojas de rua com 400m³, salões de beleza e barbearias e templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.

Participam, ainda, da coletiva o secretário de Estado do Planejamento Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; da Saúde, Alexandre Ayres; e do Gabinete Civil, Fábio Farias.

Distanciamento social controlado

O Distanciamento Social Controlado será dividido em cinco fases distintas: vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde. Para que haja a passagem de uma fase para outra, serão utilizados três eixos estratégicos com seis aferidores que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas: utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19.

Dessa forma, conforme os resultados obtidos durante o período de análise, o estado poderá avançar para a próxima fase ou retroceder, até que os números estejam em equilíbrio e seja seguro permitir o avanço mais uma vez.