Política

Marx Beltrão ressalta papel estratégico da Embrapa para o estado

Beltrão reafirmou o papel estratégico da empresa

Por Assessoria 30/06/2020 17h05
Marx Beltrão ressalta papel estratégico da Embrapa para o estado
Marx Beltrão - Foto: Roberto Castro

O deputado federal Marx Beltrão aproveitou a passagem do segundo aniversário de dois anos instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Alagoas para enaltecer a importância da atuação da Empresa em território alagoano. Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta terça-feira (30), Beltrão reafirmou o papel “estratégico para nosso estado em contar com esta estrutura de pesquisa, e o indicativo de desenvolvimento que os trabalhos da Embrapa trazem para toda a cadeia do agronegócio do estado”.

A Embrapa foi oficialmente instalada no estado em junho de 2018. A Companhia tem focado suas ações na sua estruturação, na elaboração de projetos e na geração de conhecimento para a produção de alimentos funcionais, bem como o conhecimento e reconhecimento de produtos territoriais brasileiros. A valorização territorial e uso de matérias-primas e ingredientes da biodiversidade, como aspectos associados à saúde, funcionalidade, diretamente vinculados aos usos alimentares diretos ou como ingredientes na gastronomia, é outro componente importante da missão do centro de pesquisas.

“Acompanhei desde o início e fui um dos incentivadores da vinda da Embrapa para Alagoas. Ainda em 2015, em reunião com a então ministra da Agricultura Kátia Abreu, reivindiquei a instalação da Embrapa em nosso estado. Ainda em 2015, por meio da Indicação Legislativa nº 188/2015, fiz o mesmo pedido em tom oficial e formal. É motivo de muito orgulho ver o trabalho da Embrapa render frutos e se transformar em um dos vetores de nosso desenvolvimento” disse Marx Beltrão.

Para celebrar os primeiros 24 meses de atuação da Empresa no estado, a direção da Embrapa Alagoas promoveu um evento virtual. A live, que levou o nome “Alimentos e Territórios”, aconteceu na segunda-feira, 29, e contou com depoimentos de diversas autoridades e parceiros importantes, como o governador de Alagoas, Renan Filho, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o líder da Bancada Federal de Alagoas, o presidente da Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal) e do Senar-AL, Álvaro Almeida e o pesquisador e ex-presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

O chef Roberto Smeraldi, fundador e vice-presidente do Instituto ATA, também gravou depoimento especial para a comemoração, assim como o próprio deputado federal Marx Beltrão.