Alagoas

Reabertura das atividades em Alagoas começará por Maceió

Capital passa para a bandeira laranja a partir da próxima sexta-feira (3)

Por Marcos Filipe Sousa 30/06/2020 18h06
Reabertura das atividades em Alagoas começará por Maceió
Reabertura das atividades em Alagoas começará por Maceió - Foto: Divulgação

O início da reabertura das atividades econômicas em Alagoas irá iniciar pela capital. O anúncio foi realizado pelo governador do Estado, Renan Filho (MDB), durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (30).

O novo decreto que entra em vigor nesta quarta-feira (1°) prorroga por mais 15 dias no interior do Estado as medidas de isolamento, onde os casos estão ainda em crescimento. Já Maceió, a partir do dia 3, a cidade passa da bandeira vermelha para a bandeira laranja, classificada como “risco moderado alto”.

A principal mudança é que lojas de comércio com até 400 metros quadrados, salões de beleza e barbearias, além de igrejas e templos poderão abrir com até 30% de sua capacidade. Galerias e shoppings permanecem fechados até a próxima fase, assim omo bares, restaurantes e o transporte intermunicipal.

Os setores que poderão abrir devem manter o protocolo sanitário como a obrigatoriedade das máscaras, distanciamento e a disponibilidade de álcool em gel.

“Verificamos na capital a queda pela procura de atendimento, uma diminuição no número de mortes, no interior estamos vendo o inverso”, destacou o governador.

A decisão foi justificada pelo secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, que apresentou a matriz de risco do Estado que levou em conta a ocupação de leitos, número de infectados, óbitos e demanda de atendimento.

O secretário de saúde, Alexandre Ayres, ressaltou a importância da conscientização dos alagoanos, principalmente dos maceioenses para essa transição. “Nossa responsabilidade vai ser ainda maior, onde o cidadão deve evitar as aglomerações e usar máscaras, para que a gente tenha condições de viver esse novo momento”.

Renan Filho não descartou a possibilidade de restringir novamente a circulação de pessoas, caso ocorra um novo aumento das taxas de contaminados e óbitos. “Estamos observando tudo isso, e caso ocorra um aumento, podemos voltar, como está ocorrendo em outros estados. Por isso, estamos indo devagar e em passos prudentes para não precisar retroceder”, disse o chefe do Executivo estadual.

Fábio Farias, secretário de Gabinete Civil, foi a ponte entre a Saúde e os setores da economia e informou que os empresários também serão cobrados pelas suas responsabilidades. “Eles devem seguir os protocolos sanitários estabelecidos”.

O decreto estadual na capital entra em vigor apenas na sexta-feira (3) devido ao decreto municipal que estende as medidas de isolamento social até o dia 2.