Geral

Coronavírus: veja o que abre com o novo decreto em Maceió

Interior do Estado seguirá com medidas de isolamento social

Por 7Segundos, com assessoria 01/07/2020 08h08
Coronavírus: veja o que abre com o novo decreto em Maceió
Governador Renan Filho destacou, durante coletiva, que critérios para mudança de fases seguem matriz com indicadores da Saúde - Foto: Marcio Ferreira

O Governo de Alagoas iniciará, nesta sexta-feira (03), o retorno gradual de atividades econômicas não essenciais com o avanço para a segunda fase do Distanciamento Social Controlado em Maceió, saindo da Fase Vermelha (atual) para a Laranja. Os demais municípios do interior do estado seguem em isolamento social (Fase Vermelha).

Durante coletiva on-line realizada na terça-feira (30), o governador Renan Filho pontuou que a capital apresentou consolidação de queda nas últimas cinco semanas e, por isso, a possibilidade de avanço para a Fase Laranja de Distanciamento Social Controlado, enquanto no interior do estado o decreto será prorrogado por mais 15 dias.  

Com a publicação do novo decreto, fica autorizada a reabertura de lojas de ruas com até 400m² (exceto shopping centers, galerias e centros comerciais); salões de beleza e barbearias com capacidade de atendimento reduzida em 50%; além de templos, igrejas e demais instituições religiosas com funcionamento reduzido em 30% de sua capacidade. Os setores econômicos que já estavam abertos na Fase Vermelha seguem com as atividades permitidas.

“Nesta sexta-feira daremos início à transição em Maceió para tentar restabelecer algumas atividades não essenciais que estavam fechadas. Esse é um passo importante agora e precisaremos, mais uma vez, da colaboração de todos”, informou o governador.

O avanço para as fases seguintes – Amarela, Azul e Verde – dependerá diretamente da evolução ou involução dos três eixos estratégicos da Matriz de Risco, ou seja, do comportamento da população e do setor produtivo que deverá seguir as medidas exigidas pelo Protocolo Sanitário.