Geral

Saiba como pedir os exames para o novo coronavírus pelo plano de saúde

Com medida decretada na segunda-feira (29/06), planos de saúde passam a ser obrigados a oferecer o exame da Covid-19

Por Metrópoles 01/07/2020 09h09
Saiba como pedir os exames para o novo coronavírus pelo plano de saúde
Teste para detectar Covid-19 - Foto: Thallysson Alves

Brasileiros com sintomas do novo coronavírus já podem realizar o teste sorológico da doença pelos planos de saúde, sem custo adicional.

A medida foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (29/06).

Em março, os convênios foram obrigados a cobrir o teste RT-PCR, com coleta pelo nariz e garganta. Porém, a testagem não identifica infecções em estágio inicial ou de pacientes já curados. Agora, os planos devem cobrir todos os tipos de teste disponíveis no país.

Para realização do exame de anticorpos, deve ser colhida uma mostra de sangue do paciente, recomendado a partir do oitavo dia desde o surgimento dos sintomas. Este só poderá ser feito com pedido médico para quem apresentar sintomas de gripe ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Caso o convênio de saúde negue ou limite o tratamento, é direito do paciente acionar a Justiça. A faixa de preço médio da testagem ao novo coronavírus na rede privada é de R$ 250.

  • Quais testes foram liberados?

Exame de anticorpos IgA, IgG ou IgM, ou colheita do material genético (RNA) ou “partes” (antígenos) do vírus (RT – PCR)

  • Quem pode pedir o exame?

Todos clientes de planos de saúde têm o direito de fazer o exame. Porém, somente o médico poderá decidir pela coleta dos anticorpos ou de secreções do nariz e garganta.

  • O teste passa a ser obrigatório nos casos:

De gripe, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória. Sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave é importante observar se tiver: desconforto respiratório, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente, e coloração azulada dos lábios ou rosto.

  • Como solicitar a receita?

O exame também pode ser solicitado por consultas remotas, com receita virtual, ou encaminhamento físico do documento.

  • Onde fazer?

O paciente deve acionar o plano para descobrir laboratórios que cubram o convênio