Política

Vias e bairros de Maceió receber manutenção de pistas

Equipes de drenagem também seguem com programação

Por Assessoria 01/07/2020 15h03
Vias e bairros de Maceió receber  manutenção de pistas
Vias e bairros de Maceió receber manutenção de pistas - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), leva suas equipes de manutenção de vias e drenagem para diversos pontos, tanto da parte alta quanto na parte baixa da capital. As atividades vão desde o reparo do asfalto até o conserto de afundamento nas vias causado por problemas na tubulação.

Nesta terça-feira (30), as equipes estiveram no Graciliano Ramos, Osman Loureiro e Medeiros Neto, realizando a reposição do asfalto após a execução dos serviços de drenagem.

Na segunda-feira (29), as equipes estiveram no Tabuleiro do Martins, no trecho do Eixo Cepa, em um trecho da Álvaro Otacílio e na Rua Santa Ana, localizada entre a Avenida Jatiúca e a Avenida Gustavo Paiva, onde os serviços já foram finalizados.

O trabalho aconteceu também no Graciliano Ramos

De acordo com o secretário-adjunto de obras, Sérgio Macedo, as atividades de reparos do pavimento das vias ocorrem durante todo o ano, dando uma atenção especial ao período de chuva.

“É preciso esclarecer que as equipes da Seminfra estão sempre nas ruas cumprindo com um cronograma para atender às solicitações da população. No inverno, é dada uma atenção maior, devido à incidência de chuva. A água tende a infiltrar nas pequenas trincas que porventura existam no pavimento. Soma-se a isso, a continuidade do tráfego intenso e pesado. Todo esse contexto é propício para o aparecimento de buracos”, explica Macedo.

Ainda de acordo com o gestor, o material utilizado para a recomposição do pavimento requer uma temperatura superior a 100 graus para sua aplicação e que não pode ser utilizado sobre a base do pavimento molhada.

“Após a mistura na usina de asfalto, o composto betuminoso deve ser levado imediatamente ao destino de aplicação, ou seja, aquela rua que precisa dos serviços. Se durante o percurso, houver ocorrência de chuvas no local de aplicação, o material não poderá ser utilizado e com isso há risco de inutilização da carga. É fundamental para realização deste tipo de serviço, que o tempo se estabilize”, complementa.

Todas as atividades estão sendo desempenhadas respeitando as normas de segurança em razão da pandemia de Covid-19, com trabalhadores fazendo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Equipes de drenagem também seguem com programação

As equipes de drenagem seguem diariamente com um cronograma de serviços, executado durante todo o ano. O trabalho é intensificado no inverno, de acordo com o coordenador de Drenagem da Seminfra, Esdras Maia Nobre.

Ele explica que os problemas de alagamentos na cidade ocorrem, em sua maioria, por entupimentos de galerias causados pelo descarte irregular de resíduos. A prática impede que haja o escoamento adequado da água.

Na última semana foram executadas as atividades de desobstrução de galerias e troca de tubulação no Osman Loureiro, Riacho Doce, Serraria, Jacintinho, Ponta Grossa e Prado. Nesta terça-feira (30), além do Prado e Serraria, as equipes também estiveram no Salvador Lyra.