Geral

Autoescolas retomam atendimento de forma remota em Alagoas

Rigor na segurança de identificação permanece

Por 7Segundos, com assessoria 02/07/2020 10h10
Autoescolas retomam atendimento de forma remota em Alagoas
Prova prática do Detran/AL - Foto: Ascom Detran/AL

Os Centros de Formação de Condutores, as autoescolas, podem iniciar o agendamento de turmas para as aulas teóricas de forma remota, em toda Alagoas, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), desde que o candidato manifeste interesse nesse novo formato. A autorização foi publicada na quarta-feira (01), pela Portaria nº 628 editada pelo órgão de trânsito do Estado.

As aulas devem seguir o mesmo conteúdo programático, carga horária e a duração estabelecidas para as aulas presenciais. Os centros de formação estão realizando serviços administrativos como o atendimento para matriculas, com presteza, qualidade e segurança para formação do futuro condutor, respeitando os procedimentos necessários para evitar a disseminação da Covid-19.

Mesmo de forma remota, as exigências de segurança no ensino permanecem. Dentre alguns requisitos estão à validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos candidatos na abertura e no término da aula; monitorar a permanência na sala virtual; acompanhar o acesso e das ações de cada usuário no sistema para inibir fraudes, conforme a Deliberação nº 189 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com presidente do Sindicato dos Centros de Formações de Condutores de Alagoas (SindCFC/AL), João Batista, a liberação  das atividades do setor, de forma remota, irá socorrer muitos empresários que estão há três meses sem receita pela paralisação dos serviços.

“A aula virtual não é a mesma coisa que ensino em EAD. Na aula remota existe, em tempo real, as presenças do professor e dos alunos, em ambientes diferentes, obedecendo ao distanciamento social”, explicou o Presidente.

Para os candidatos a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será necessário agendar atendimento presencial pelo site do órgão de trânsito.  O usuário só poderá comparecer ao local de atendimento somente no dia e horário agendados, evitando aglomerações.

Em relação à retomada das aulas práticas, o SindCFC Alagoas apresentou ao governo um protocolo sanitário a ser seguido pelo setor, com todos os cuidados exigidos pelas políticas de higienização.