Geral

Dicas que vão te auxiliar na busca pelo primeiro apê em Maceió

Confira nossas seis dicas antes de comprar um apartamento

Por 7Segundos 02/07/2020 12h12
Dicas que vão te auxiliar na busca pelo primeiro apê em Maceió
Busca por apartamentos cresce em Maceió - Foto: Freepik

Muitos brasileiros tem o sonho de ter o próprio imóvel, diante disto a busca por apartamentos cresceu muito, pois estes imóveis à venda em Maceió possuem mais segurança, alguns contam com ambientes de lazer e são locais com um custo benefício, mais rentável.

Confira nossas dicas para antes de comprar uma nova moradia

1 – Crie um planejamento financeiro para seu primeiro apartamento

O ato de adquirir uma nova casa sempre resulta em gastos com o processo, que vão além do valor da casa. Por esse motivo, fazer um planejamento financeiro e economizar é fundamental, mas realizar um planejamento financeiro não significa que você quitar o apartamento de uma única vez, vai além disso.

Se planejar pode lhe permitir comprar um modelo de apartamento com o qual você sonha, além de que você poderá se programar para dar uma boa entrada, em situações de financiamento imobiliário.

Para dar andamento no planejamento financeiro, é preciso traçar metas, controlar os gastos e saber manter um padrão em despesas fixas, poupar dinheiro e as vezes até mesmo, realizar um investimento de rendimento.

2 – Qual estrutura de apartamento escolher?

Qualquer um que está pensando em comprar o primeiro apè, tem como possibilidade comprar um imóvel novo, usado ou na planta, mas a decisão final sempre vai depender do que o comprador deseja e também de suas possibilidades financeiras.

Os apartamentos novos costumam ter um valor mais alto, pois eles possuem mais opções para lazer, como por exemplo área com piscinas, churrasqueiras, quadras de futebol, basquete, vôlei, academias no condomínio, entre outros serviços, mas tem um, porém, as metragens destes imóveis costumam ser menores.

Já os apartamentos mais antigos, as vezes não possuem todas essas opções de lazer, mas costumam ser maiores nas metragens.

Agora os apartamentos na planta, podem ser personalizados e possuem uma estrutura mais dinâmica, e as vezes contam com um preço mais acessível do que os imóveis prontos.

3 – Faça pesquisas no mercado imobiliário

Saber como anda a movimentação do mercado imobiliário, é bem importante para saber se é ou não um bom momento para comprar um imóvel, pois esse segmento está diretamente envolvido no setor econômico do país, já que com a economia estabelecida gera empregos, mais poder de compra e também combate ao déficit habitacional. Sempre esteja por dentro das principais notícias sobre setor imobiliário mas lembre-se de se informar por meio de fontes seguras, uma dica é a taxa Selic, quando está baixa é um bom momento para compra, também é legal acompanhar os valores do metro quadrado.

4 – Faça avaliação da construtora e imobiliária

A depender do perfil de imóvel que você tenha definido para ser o seu primeiro apartamento, será necessário operar com alguma empresa, como construtoras e imobiliárias. Por essa razão, é importante avaliar a reputação e credibilidade de cada uma delas para evitar problemas com prazos, qualidade do imóvel e até questões jurídicas.

5 – Avalie a infraestrutura do imóvel antes de fechar a compra

Como o número de acidentes no Brasil, por conta da infraestrutura predial é significativo, é importante realizar uma análise completa do apartamento à venda em Maceió, se você não acha que tem aptidão para essa análise, é fundamental a contratação de um profissional capacitado para esse fim. Nesta vistoria, considere também o estado da rede hidráulica e elétrica, verifique se não há rachaduras e cupins, inspecione os ambientes comuns, a estrutura de segurança.

6– Faça uma avaliação da localização do imóvel

Escolher um local para morar, pode ser mais fácil do que se imagina, faça um cálculo sobre o seu deslocamento diário, o local onde fica o imóvel, onde você trabalha, estuda, quais locais gosta de frequentar, veja quais os serviços que são essenciais no seu dia a dia, como por exemplo mercados, farmácias, panificadoras, hospitais, praças ou até mesmo shoppings centers. É legal conversar com moradores da região para ter outras informações sobre o local.

Lembre-se que morar em um local com uma localização privilegiada, pode aumentar o valor do bem, sendo assim as, áreas urbanizadas com expectativa de desenvolvimento devem ser valorizadas na escolha.

7– Confira toda a documentação

Comprar o primeiro imóvel, sendo ele a vista ou financiado, é um processo que envolve diversos documentos, então fique atento quanto a documentação, analise tudo para assim poder assegurar que o imóvel tem condições legais para ser comprado. Verifique se a titularidade do local está correta, se o apartamento está livre de dívidas e se o IPTU e a Taxa de Cadastro e Avaliação (TCA) estão realmente quitados, entre outros documentos como a escritura do terreno onde o lote de apartamentos foi construído. Se achar necessário, pode contratar um profissional da área imobiliária ou um advogado.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas dicas que podem auxiliar na busca pelo primeiro apê!