Maceió

Centro de Maceió contará com barreiras sanitárias e distribuição de máscaras

Governo adota reforço na fiscalização e contenção de aglomerações na capital

Por 7Segundos, com assessoria 03/07/2020 10h10
Centro de Maceió contará com barreiras sanitárias e distribuição de máscaras
Distribuição de máscaras acontecerão em áreas de grande movimentação comercial, como Centro, Jacintinho e Cleto Marques Luz - Foto: Ascom Sedetur

No primeiro dia em que a Fase Laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado começa a valer em Maceió, o Governo do Estado adota medidas sanitárias preventivas mais rigorosas e fiscalização intensificada na capital. A partir desta sexta-feira (03), serão implantadas 12 barreiras sanitárias em pontos estratégicos do Centro da cidade, que contarão com um técnico de enfermagem da Secretaria de Saúde (Sesau) para aferir a temperatura da população no local. A ação acontecerá sempre de 10h às 17h, período em que as lojas de rua de até 400m² com funcionamento permitido estarão abertas.

Em reforço a estas medidas preventivas, o Estado realiza também a distribuição de máscaras viabilizadas por meio do projeto Proteção para Todos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Ao todo, serão entregues, ao longo das próximas semanas, inicialmente 5 mil kits, totalizando uma média de 15 mil máscaras produzidas por profissionais do setor de confecção de Alagoas, nas principais ruas do Centro. Além da região, os bairros do Jacintinho e Cleto Marques Luz também recebem a ação a partir desta sexta com a entrega de mais 2.500 mil kits para cada.

Outro eixo que será intensificado no período de mudanças de fases do Plano de Distanciamento Social Controlado é a fiscalização. Além da Guarda Municipal, equipes da Ronda no Bairro estarão em diferentes pontos do Centro de Maceió para assegurar a ampliação das atividades de monitoramento da população e dos estabelecimentos, que devem seguir recomendações gerais e específicas previstas no Protocolo Sanitário, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 15 de junho.

“Estas ações integradamente irão permitir uma retomada segura, controlada e gradual dos segmentos da nossa economia. Em parceria com a Secretaria de Saúde, vamos acentuar as medidas sanitárias preventivas em pontos estratégicos da capital e garantir mais proteção a população por meio da distribuição de máscaras nos locais com maior possibilidade de aglomeração. Neste momento, vamos precisar de todo o apoio do setor produtivo e dos trabalhadores no cumprimento das regras sanitárias e, sobretudo, do cidadão que passa a ser um grande aliado do Estado enquanto fiscal dos estabelecimentos”, corrobora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Brito.

Fase Laranja

Com a involução dos casos de Covid-19 na capital, apresentada a partir da avaliação dos dados das últimas cinco semanas epidemiológicas em Alagoas, Maceió avançou de fase do Protocolo de Distanciamento Social Controlado. Com a entrada na fase Laranja, salões de beleza e barbearias (com 50% da capacidade de atendimento), lojas de rua de até 400 m², templos, igrejas e demais instituições religiosas (com 30% da sua capacidade) passam a ter seu funcionamento permitido, junto aos estabelecimentos que já estavam liberados durante a fase Vermelha.