Economia

Venda direta do etanol aos postos de combustíveis foi projeto de JHC em 2018

Diretrizes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Energética

Por 7Segundos 03/07/2020 11h11
Venda direta do etanol aos postos de combustíveis foi projeto de JHC em 2018
Diretrizes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Energética - Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou diretrizes para que o etanol possa ser vendido das usinas diretamente para os postos de combustíveis.

Nessa quarta-feira (1°), o presidente Jair Bolsonaro utilizou o twitter para comemorar a medida. “A venda direta de etanol pode proporcionar maior concorrência no setor e baratear o preço dos combustíveis nas bombas”.

O projeto havia sido proposto pelo deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB/AL), em 2018. Nas redes sociais, ele disse que estava feliz que um projeto de Alagoas tenha tomado esse volume.

“A venda direta vai beneficiar os consumidores brasileiros, barateando em até 20% um combustível que atende a maioria da frota nacional de biocombustíveis. Além de empregar milhares de pessoas em Alagoas e no Brasil, é feito com tecnologia nacional e renovável. Plantamos a semente há mais de dois anos e, com muito trabalho, vamos colher mais essa vitória”, escreveu.  

O 7Segundos procurou o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis) para falar sobre o assunto, mas o sindicato só vai se posicionar quando regulamento for publicado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Confira nota:

"O Sindicombustíveis-AL teve conhecimento sobre a resolução do CNPE e a possibilidade de regulamentação da ANP da venda direta do etanol. Porém, a entidade não conhece a formatação de como seria a proposta final, principalmente na questão fiscal, ficando impossibilitada de fornecer opinião mais aprofundada.

Assim que a regulamentação for publicada pela ANP o sindicato se coloca à disposição para emitir um parecer com mais informações."