Alagoas

Casos no Sistema Penitenciário ultrapassam os de 14 cidades em AL

Primeiro caso em reeducando foi registrado no mês de maio

Por Marcos Filipe Sousa 03/07/2020 14h02
Casos no Sistema Penitenciário ultrapassam os de 14 cidades em AL
Baldomero Cavalcante - Foto: Assessoria

No dia 25 de maio foi registrado o primeiro caso de Covid-19 em um reeducando no Sistema Prisional em Alagoas. Trinta e nove dias depois o número aumentou para 22 entre os detentos e 111 entre os servidores.

O último boletim da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que entre os reeducandos há 28 casos suspeitos e 16 foram descartados. Já entre os trabalhadores há 33 suspeitos e três óbitos.

O número de detentos superou o de 14 cidades alagoanas que possuem o número de habitantes maior que população do Sistema Prisional.

Na lista estão Poço das Trincheiras (19), Pindoba (18), Chã Preta (18), Feliz Deserto (17), Jaramataia (15), Mar Vermelho (14), Jundiá (14), Belo Monte (13), Pariconha (11), Canapi (10), Mata Grande (10), Jacaré dos Homens (8), Olho d´Água do Casado (6), Minador do Negrão (6) e Inhapi (4).

No complexo penitenciário de Maceió, há um laboratório destinado à testagem de reeducandos e servidores. O laudo é emitido por uma biomédica que integra o quadro de servidores da Seris. Além disso, todas as unidades prisionais contam com o apoio de dois enfermeiros de referência, que realizam a busca ativa de custodiados que apresentem qualquer sintoma da doença.

O hospital de campanha montado possui uma equipe multidisciplinar de trabalho exclusiva, com 34 vagas disponíveis.

Também foi instalada uma barreira sanitária no portão de acesso ao sistema prisional.