Maceió

Maceioenses denunciam ônibus lotados após flexibilização na capital

Fotos mostram aglomeração ainda na espera pelo coletivo

Por Marcos Filipe Sousa 06/07/2020 16h04
Maceioenses denunciam ônibus lotados após flexibilização na capital
Maceioenses denunciam ônibus lotados após flexibilização na capital - Foto: Cortesia

Passageiros estão denunciando que desde o início da flexibilização, os coletivos na capital estão circulando lotados e sem respeitar as medidas de higienização para combater a pandemia da Covid-19.

Um flagra foi mandado para o 7Segundos da empresa São Francisco na tarde desta segunda-feira (06) no Centro de Maceió. Passageiros relataram aglomeração ainda nas filas para esperar o ônibus, e dentro do veículo a situação não seria diferente.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que informou ainda seguem as determinações do último decreto municipal. Está permitido o transporte de passageiros sentados na modalidade denominada bancada, acrescentada de um limite máximo de passageiros em pé. O transporte de pessoas em pé no interior dos ônibus depende do tamanho da carroceria do veículo e pode variar de 14 a 20 pessoas para os coletivos convencionais, ou até inferior, nos casos de micro-ônibus. A medida também determina que os carros circulem com as janelas abertas e o uso de máscara é obrigatório.

Caso o passageiro do transporte público de Maceió flagre qualquer descumprimento do Decreto Municipal, a Superintendência disponibiliza o número 118 para denúncias. O Disque SMTT funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para formalizar a denúncia, o cidadão deve informar o nome da linha do coletivo, o número de série do veículo que está localizado na lateral e na traseira do ônibus, o horário e o ponto em que ocorreu a irregularidade, para que as medidas necessárias sejam adotadas.