Alagoas

Ufal está entre as 100 melhores universidades da América Latina

O Brasil é o país mais representado, com 61 universidades na lista

Por Marcos Filipe Sousa 07/07/2020 15h03
Ufal está entre as 100 melhores universidades da América Latina
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Assessoria

O Times Higher Education (THE) uma das principais publicações do mundo em avaliação educacional, divulgou hoje a edição 2020 do seu ranking de universidades latino-americanas e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ficou entre as 100 primeiras.

A instituição alagoana ficou na posição de número 96 nesta edição onde foram avaliadas 166 instituições de 12 países. O Brasil é o país mais representado, com 61 universidades na lista. O Chile vem em seguida, com 30.

Para este ranking regional, foram considerados cinco indicadores principais: ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios, que têm pesos diferentes para a nota final.

Já no ranking mundial, a Ufal fica no grupo entre as colocações 1000 e 1397.

Vale lembrar que no ano passado, universidades federais passaram por um período de restrições financeiras após o governo congelar 30% do orçamento discricionário (que envolve despesas como luz e água, mas não salários) dessas instituições.

Durante a pandemia da Covid-19, a Ufal está ajudando o Governo do Estado com a confecção de equipamentos de proteção individual e nos exames de detecção do novo coronavírus.