Trânsito

Com isolamento social, número de acidentes reduz 29,74% em Maceió

De março a junho de 2020, foram registrados 477 sinistros na capital. No mesmo período de 2019, foram 679 acidentes

Por Assessoria SMTT 07/07/2020 17h05
Com isolamento social, número de acidentes reduz 29,74% em Maceió
Número de acidentes de trânsito reduz 29,74% em Maceió durante a pandemia de Covid-19. x - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Durante o período de distanciamento social obrigatório ocasionado pela pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, com a diminuição da frota de veículos trafegando pela malha viária de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) registrou uma redução de 29,74% no número de acidentes de trânsito na capital.

A título de comparação, de março a junho de 2020, período em que antecedeu a implantação da fase laranja e a retomada gradual das atividades econômicas em Maceió, 477 acidentes de trânsito foram atendidos pelos agentes da SMTT. Durante o mesmo período de 2019, o órgão registrou 679 sinistros na capital.

Dos atendimentos realizados pela SMTT de março a junho de 2020, 263 ocorrências foram sem vítimas e 214 com vítimas. Já no mesmo período de 2019, os agentes de trânsito da SMTT foram acionados para 497 sinistros sem vítimas e 182 com vítimas.

Apesar da redução do número de acidentes, o assessor técnico de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatística da SMTT, Carlos Moura, faz um alerta para a necessidade de respeitar as leis de trânsito. “Com as vias da cidade mais livres e sem um grande número de veículos circulando durante a pandemia, percebemos que os acidentes atendidos pelas equipes da SMTT tornaram-se mais graves e mais fatais. Muitos foram ocasionados pelo excesso de velocidade, ingestão de bebida alcoólica e por desrespeito às sinalizações existentes nas vias. Por isso, orientamos e reforçamos o pedido para que todos os condutores continuem atentos e dirijam de forma responsável e segura, para garantir a manutenção da vida”, salientou.