Geral

Para trazer uma maior transparência, Correios reformula Canal de Denúncias

Agora, a empresa disponibiliza em seu site um formulário eletrônico para as denúncias

Por 7Segundos, com Assessoria 07/07/2020 20h08
Para trazer uma maior transparência, Correios reformula Canal de Denúncias
Agência dos Correios - Foto: Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil

O Canal de Denúncia dos Correios passou por uma reformulação e já está disponível para todos que queiram comunicar alguma situação irregular e não condizente com os valores éticos praticados pela empresa. 

Por meio desta ferramenta, os Correios tem a oportunidade de corrigir eventuais desvios internos e fortalecer as normas defendidas pela estatal. Desde 2016, os Correios dispunham do canal de denúncias, porém o serviço foi revisado e melhorado, para se adequar aos critérios dos Decreto nº 10.153/2019, da Presidência da República.

Como denunciar

Para facilitar o acesso, a empresa disponibiliza em seu site um formulário eletrônico para a comunicação de denúncias. O canal está aberto para apurar situações de fraude, corrupção, improbidade administrativa, assédio moral e sexual, discriminação, conduta inadequada do agente e entre outras irregularidades. Para assegurar o sigilo, o IP (Internet Protocol) do computador ou do dispositivo que esteja sendo utilizado pelo denunciante não é identificado em nenhuma hipótese. Além do formulário disponível na Internet, os Correios também disponibilizam o telefone 0800 725 7282 para receber denúncias. A ligação é gratuita.

A empresa cita que o canal de denúncias deve ser utilizado de forma responsável. A comunicação de relatos ou informações inverídicas, não passíveis de comprovação, estão sujeitas à sanções previstas em lei penal. Outras manifestações não caracterizadas como denúncia, tais como questões relacionadas a serviços e produtos, devem ser reportadas aos canais oficiais de relacionamento: pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site dos Correios (www.correios.com.br).

Os Correios reiteram a importância do Canal de Denúncias para tornar os seus serviços, considerados essenciais, cada vez mais transparentes, íntegros e reconhecidos pela sociedade. Desta forma, a empresa consegue dar uma resposta efetiva aos casos de condutas incompatíveis com a ética e ampliar a relação de confiança e respeito com diversos públicos.