Trânsito

SMTT autua e remove 11 veículos por transporte clandestino

População pode denunciar a prática irregular

Por Ascom SMTT 08/07/2020 14h02
SMTT autua e remove 11 veículos por transporte clandestino
Fiscalização remove 11 veículos clandestinos nessa semana. - Foto: Ascom SMTT

Diariamente, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizam operações de fiscalização para combater e tirar de circulação os veículos que efetuam o transporte clandestino de passageiros em Maceió. 

Desde o início dessa semana, 11 automóveis já foram autuados e removidos pelas equipes do órgão durante os trabalhos fiscalizatórios. Os agentes da SMTT estiveram nos principais corredores de transportes dos bairros Tabuleiro do Martins, Pinheiro, Farol, Centro, Trapiche da Barra e Pontal. 

“Esse é um trabalho contínuo, que vem sendo realizado todos os dias pelas equipes da Superintendência. Os trabalhos visam garantir a integridade física dos maceioenses e evitar o risco de acidentes nas vias de Maceió. Estes veículos clandestinos não oferecem nenhum tipo de garantia ao cidadão, já que não passam por vistorias junto à SMTT, não possuem equipamentos obrigatórios de segurança em bom estado de conservação e a grande maioria dos condutores sequer têm habilitação”, pontuou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

Efetuar o transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima, segundo determina o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor flagrado realizando o transporte pirata recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os veículos que são autuados também são removidos ao pátio da empresa Transguard, de onde só são liberados após os proprietários se regularizarem junto ao Município.

Saiba como denunciar o transporte clandestino

A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja identificada a prática do transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió.

Outro canal disponível para o maceioense denunciar o transporte clandestino é o Disque SMTT, no número 118. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.