Economia

Vendas no comércio alagoano crescem 9,3% em maio, diz IBGE

A alta não foi suficiente para recuperar as perdas de março e abril

Por 7Segundos, com IBGE 08/07/2020 12h12
Vendas no comércio alagoano crescem 9,3% em maio, diz IBGE
Ruas do Centro de Maceió registram aglomeração - Foto: 7Segundos

O comércio varejista em Alagoas registrou crescimento de 9,3% no volume de vendas em maio, na comparação com o mês anterior. A alta não foi suficiente, contudo, para recuperar as perdas de março e abril, geradas pelos efeitos do isolamento social adotado para reduzir o impacto da pandemia de Covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com maio de 2019, porém, o volume de vendas teve uma queda de 19,4%. No acumulado do ano, o setor recuou 10,1% e, levando em consideração os últimos 12 meses, a redução foi de 5,3%.

Os números para o Brasil apresentaram um crescimento nas vendas do varejo de 13,9% no mês de maio, com destaque para os setores de tecidos, vestuário e calçados e móveis e eletrodomésticos.

Analisando os resultados gerais da pesquisa, o gerente da PMC, Cristiano Santos, alertou que a recuperação em maio deve ser interpretada com cautela. “Foi um crescimento grande percentualmente, mas temos que ver que a base de comparação foi muito baixa. Se observamos apenas o indicador mensal, temos um cenário de crescimento, mas ao olhar para os outros indicadores, como a comparação com o mesmo mês do ano anterior, vemos que o cenário é de queda”.

Já o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, cresceu 19,6% em maio, índice dentro da média nacional. Na comparação com maio de 2019, a queda foi de 14,9%. No acumulado do ano, por sua vez, o setor recuou 8,6% e, nos últimos doze meses, a redução foi de 1%.

Vendas do varejo crescem nas 27 unidades da federação

Entre os maiores destaques estão Rondônia (36,8%), Paraná (20,0%) e Goiás (19,4%). No comércio varejista ampliado, a variação também foi positiva nas 27 unidades da federação, com destaque para Rondônia (35,2%), Rio Grande do Sul (27,9%) e Espírito Santo (27,1%).