Segurança

OAB Alagoas relata tensão no Sistema Prisional

Isolamento para evitar contágio da Covid-19 estaria incomodando famílias e advogados

Por 7Segundos com Assessoria 08/07/2020 15h03
OAB Alagoas relata tensão no Sistema Prisional
Nivaldo Barbosa Jr. esteve reunido com membros do Tribunal de Justiça e com Governo do Estado - Foto: Assessoria

O Sistema Prisional alagoano tem estado nos holofotes dos noticiários por diversos motivos, desde os casos da Covid-19 a operações que envolvem negociações na transferência de reeducandos. Somando tudo isso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas relata “tensão” dentro das unidades.

No início desta semana, Nivaldo Barbosa Jr. esteve reunido com membros do Tribunal de Justiça e com Governo do Estado para levar reclamações de advogados e famílias de custodiados.

“A OAB por meio de suas comissões, tem recebido demandas acerca da situação do Sistema Prisional durante este período de isolamento social. Os familiares que estão sem ter contato com os reeducandos, advogadas e advogados que estão sem poder conversar com seus clientes e os agentes da Polícia Penitenciária, que relatam momentos de tensão entre os custodiados que estão sem contato com as famílias”, disse o presidente.

No último boletim divulgado pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social no dia 26 de junho, haviam 20 casos confirmados de Covid-19 entre os reeducandos e 109 entre servidores.

Também no mês e junho, uma operação da Polícia Civil (PC) desarticulou um grupo de advogados acusados de tráfico de influência e associação criminosa. Segundo as investigações, eles atuavam para obter prováveis decisões favoráveis a transferência de presos do Presídio do Agreste para as demais unidades prisionais do estado, onde a vigilância é menos rígida.