Alagoas

Mais da metade dos municípios de AL apresentam avanço de casos de Covid-19

Comparação entre as duas quinzenas de junho aponta as cidades com aumento e redução de novos casos

Por Agência Tatu 09/07/2020 15h03
Mais da metade dos municípios de AL apresentam avanço de casos de Covid-19
No mapa é possível saber se o volume de novos casos de Covid-19 caiu ou subiu, em cada município, comparando as duas quinzenas de junho. - Foto: Reprodução/ Agência Tatu

Enquanto a quantidade de novos infectados pela Covid-19 apresenta uma tendência de redução em Maceió e em mais 37 municípios alagoanas, outros 60 localizados, principalmente, no Sertão e Agreste, registraram aumento, em junho, no número de novos contaminados pela Covid-19.

As informações extraídas dos dados oficiais do Ministério da Saúde apontam ainda que apenas quatro cidades mantiveram os mesmos índices na primeira e segunda parte do mês. 

Evolução dos casos nos municípios alagoanos

O município de Novo Lino, na Zona da Mata alagoana, apresentou uma redução de 71%, a maior do estado, quando comparada a primeira metade de junho com a segunda. Já Maceió teve uma redução de 13%. Enquanto de 1º a 15 do mês passado a capital somou 5.093 novos casos, de 16 a 30 foram 4.420 novos registros.

Por outro lado, Arapiraca foi o município que mais cresceu no número de casos, com 500 novos registros a mais na segunda quinzena, em relação a primeira de junho. Campo Alegre também teve um salto significativo, foram 323 novos infectados de uma quinzena para outra.

Os quatro municípios que mantiveram os mesmos índices de aumento no número de casos nas duas metades do mês foram Carneiros (6 a cada quinzena), Maravilha (8), Minador do Negrão (2) e Ouro Branco (22).

Entenda

A metodologia utilizada para análise dos dados levou em consideração as duas quinzenas de junho (1 a 15/06 e 16 a 30/06). Após coleta das informações, foi comparado o total apenas de novos casos em cada uma das quinzenas, para, em seguida, ser observado se houve aumento, redução ou estabilização no número de casos em cada município.

Retomada da Economia

Em decretos publicados semana passada, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió iniciaram o processo de retomada das atividades econômicas na Capital. Na fase atual, – laranja – podem funcionar lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m², salões de beleza e barbearias, templos, igrejas e demais instituições religiosas com 30% de sua capacidade.

As demais cidades do estado seguem na fase vermelha, isto é, com funcionamento de serviços essenciais, como os da área da saúde e alimentação. Para avançar ou recuar no processo de reabertura do comércio, segundo o Governo Estadual, serão analisadas a utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19.