Saúde

Covid-19: Maceió recebe pacientes mais graves do interior

Na quarta-feira, 14 mortes aconteceram em unidades de saúde da capital

Por Tais Albino 09/07/2020 15h03
Covid-19: Maceió recebe pacientes mais graves do interior
Hospital da Mulher, localizado no bairro do Poço - Foto: Assessoria

Em Alagoas, 1.213 pessoas já morreram por covid-19. O último boletim epidemiológico registrou mais 21 óbitos pela doença em território alagoano. Foram três pessoas da capital e 18 do interior nessa quarta-feira (08).

A tendência de estabilização do novo coronavírus em Maceió já vinha sendo observada pelas autoridades em saúde, tanto que parte do comércio reabriu na capital e não interior.

Porém, nessa quarta-feira (08), por exemplo, das 18 pessoas do interior que morreram por covid-19, 14 óbitos ocorreram em hospitais de Maceió. O mesmo ocorreu na terça-feira (07) , das 16 mortes  registradas de pessoas do interior, 11 ocorreram em unidades de saúde da capital.

No início de julho, o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste apontou que a rede saúde da capital poderia colapsar por causa do aumento de casos graves no interior.

No período entre 14 e 27 de junho, a pesquisa observou um crescimento moderado de casos em Maceió (36%) e altas taxas de crescimento em importantes cidades do interior como Arapiraca (77%) e Palmeira dos Índios (62%).

Para evitar o colapso, o estudo indicava o lockdown (fechamento total), a implantação de barreiras sanitárias e o controle do tráfego entre a capital e as cidades do interior.

O 7Segundos entrou em contato com assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que explicou isso acontece por questão de regulação e que os números são observados sempre.