Maceió

Instituto de Criminalística encerra primeiro semestre com aumento na produção de laudos

Resultado reflete empenho e otimização na prestação do serviço durante a pandemia do novo coronavírus

Por Ascom Perícia Oficial 09/07/2020 17h05
Instituto de Criminalística encerra primeiro semestre com aumento na produção de laudos
Thalmanny Fernandes Goulart, chefe do Laboratório de química do Instituto de Criminalística de Alagoas - Foto: Assessoria

O Instituto de Criminalística (IC) da Perícia Oficial do Estado de Alagoas (POAL), voltou a registrar aumento nos índices de produtividade dos laudos concluídos pelos peritos criminais em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números divulgados na manhã de hoje (09), são referentes ao fechamento dos números do primeiro semestre de 2020.

De janeiro a junho de 2019, os peritos criminais do IC receberam 3.260 solicitações de exames periciais e elaboraram 3.951 laudos. Já no primeiro semestre deste ano (2020) foram requeridos à unidade de perícia criminal 3.375 exames e a conclusão de laudos chegou a 4.515. 

O chefe especial do Instituto de Criminalística de Alagoas, perito criminal Wellington Costa Melo Filho, explicou que os dados são referentes a soma dos laudos produzidos pelas Chefias de Perícias Externas, Perícias Internas e Perícias de Laboratório. Eles representam um aumento de 14,27% no número de laudos produzidos em relação ao mesmo período do ano anterior. Vale ressaltar que esse aumento de produtividade tem sido crescente nos últimos anos, pois em 2019 foi registrado um aumento de 20% em relação a 2018. 

 “Apesar dos afastamentos decorrentes da pandemia de covid-19 nos três últimos meses, o IC se superou e conseguiu encerrar o primeiro semestre de 2020 de forma muito positiva, com essa otimização na prestação dos serviços à sociedade alagoana. Tal aumento ocorreu devido ao empenho dos servidores, alinhado a ações estratégicas da equipe de gestão. Nos dois primeiros meses do ano foram realizados mutirões nas áreas de balística e química forense, neste último foi possível eliminar o passivo de maconha, crack e cocaína.” acrescentou o chefe Wellington Melo.

Esse resultado contribui para o fortalecimento da segurança pública, pois a Perícia está fornecendo mais subsídios, por meio de prova técnica, para a redução da impunidade. A conclusão dos laudos periciais e a entrega aos órgãos solicitantes são imprescindíveis para inquéritos policiais e processos criminais do Poder Judiciário. De acordo com especialistas da área criminal, a materialidade da prova técnica, determinada através de laudo pericial, pode declarar um suspeito culpado ou inocente.