Saúde

Casos de bruxismo são mais recorrentes durante o isolamento social

Fatores psicológicos impulsionam problemas no sono

Por Assessoria 09/07/2020 20h08
Casos de bruxismo são mais recorrentes durante o isolamento social
O aparelho Miorrelaxante impossibilita a movimentação excessiva dos dentes, para que o corpo se acostume com essa ação - Foto: Filipe Albuquerque

O ato de ranger os dentes durante o sono é o sintoma mais conhecido do bruxismo. Ligada a fatores genéticos, a doença também pode ser causada por sensações como estresse, ansiedade e preocupação. O atual momento da pandemia de COVID-19 tem despertado esses sentimentos cada vez mais.

As noites mal dormidas podem agravar muito o bruxismo, pois o sono é o grande responsável por manter a mente tranquila. Horários desregulados e alimentação pouco saudável, aliados ao uso excessivo das tecnologias, trazem muito problemas em relação à saúde, inclusive dificuldades no sono.

Com o isolamento social, muitas pessoas têm buscado ajuda especializada para se livrar desse problema. Genilda Paes, ortotécnica do Laboratório LARF, é responsável pela elaboração de aparelhos ortopédicos e ortodônticos, que auxiliam na hora do sono. Inclusive, esta é uma das soluções encontradas por muitos dentistas. “Nos últimos meses, temos recebido muitos pedidos do aparelho Miorrelaxante, que impossibilita a movimentação excessiva dos dentes, para que o corpo se acostume com essa ação e passe a realizá-la de maneira natural”, explica a ortotécnica.

Segundo Genilda Paes, as consequências do bruxismo podem ser graves, causando dores ou amolecimento dos dentes e até problemas ósseos na gengiva e mandíbula. Logo, o tratamento urgente e eficaz podem livrar o indivíduo de sequelas perigosas. “Manter a mente saudável e prezar por boas noites de sono tornam a vida melhor, mesmo em tempos de grande dificuldade”, orienta a especialista.