Alagoas

Setor de serviços recuam 2,8% em Alagoas no mês de maio

A pesquisa revela ainda que Alagoas registrou o quarto maior recuo percentual do país

Por IBGE com 7Segundos 10/07/2020 15h03
Setor de serviços recuam 2,8% em Alagoas no mês de maio
Setor de serviços recuam 2,8% em Alagoas no mês de maio - Foto: Reprodução

O setor de serviços em Alagoas recuou 2,8% em maio, na comparação com abril, ainda na esteira das medidas adotadas para conter a pandemia de Covid-19.
 Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Essa é a quarta taxa negativa consecutiva do setor, que experimentou retração em Alagoas nos meses de fevereiro (0,4%), março (6,7%) e abril (27,6%).

A pesquisa revela ainda que Alagoas registrou o quarto maior recuo percentual do país, com um índice abaixo do observado no Pará (3,2%), Piaui (3,6%)
 e Distrito Federal (13,9%).

Retração é de 34,8% na comparação com maio de 2019

Na comparação com o mesmo período do ano passado - maio de 2019-, o recuo do setor foi de 34,8% em Alagoas. Já no acumulado de janeiro a maio de 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda no volume de serviços foi de 15%. 

Divulgada todos os meses, a PMS abrange cinco grupamentos de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0): serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação), serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e outros serviços.