Geral

Moradores de Bebedouro cobram agilidade da Braskem sobre indenizações

Manifestantes se concentraram na porta da mineradora, nesta sexta

Por 7Segundos 10/07/2020 11h11
Moradores de Bebedouro cobram agilidade da Braskem sobre indenizações
Protesto em Bebedouro - Foto: Cortesia Waliston Bastos

Moradores do bairro de Bebedouro, em Maceió, realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (10), para cobrar agilidade da Braskem sobre as indenizações dos imóveis que foram desocupados, em decorrência da instabilidade do solo provocada pela extração de sal-gema da mineradora. O problema também afeta os bairros do Pinheiro, Mutange e Bom Parto.

De acordo com Waliston Bastos, líder comunitário do bairro, a concentração do protesto aconteceu na praça Lucena Maranhão. Em seguida, os moradores fizeram uma passeata até a porta da Braskem, no Mutange. "A gente pede que as indenizações sejam feitas de forma justa, que a morosidade não aconteça e que os prazos da visita social visita técnica e do pagamento  das indenizações sejam realizados em um prazo mais curto, uma vez que os moradores são obrigados a sair das suas casas sem saber quando e quanto irão receber por suas casas", informou.

"Também  estamos indignado com a forma com que a Braskem está tratando o bairro. A mineradora interditou junto com a prefeitura a via que liga Bebedouro ao Centro da cidade. Durante a noite e a madrugada é possível ver eles transitando com caminhões, guindastes, tratores e outros carros pesados danificando, inclusive, a estrutura das casas", complementou o líder comunitário.

A Polícia Militar, através do Gerenciamento de Crise, esteve presente. O protesto foi encerrado por volta das 10h.

Em nota, a Braskem informou que o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação já realizou 2.618 mudanças de famílias das áreas de risco. Além disso, 721 propostas de compensação financeira foram aceitas pelos moradores. Ainda segundo a mineradora, as negociações continuam acontecendo à distância, por conta da pandemia de covid-19, e seguem o cronograma homologado pela justiça.

Veja a nota na íntegra:

A Braskem respeita o direito de manifestação pacífica e reitera a sua preocupação em priorizar a segurança das pessoas. Após seis meses do acordo firmado com as autoridades públicas, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação já realizou 2.618 mudanças de famílias das áreas de risco. Além disso, 721 propostas de compensação financeira foram aceitas pelos moradores. As negociações continuam acontecendo à distância, por conta da pandemia de covid-19, e seguem o cronograma homologado pela justiça.