Economia

Ainda é cedo para avaliar primeira semana de retomada, diz Fecomércio

“Podemos assegurar que trouxe alento”, afirmou presidente da federação

Por 7Segundos 10/07/2020 17h05
Ainda é cedo para avaliar primeira semana de retomada, diz Fecomércio
Com lojas de rua e salões de beleza abertos, fase laranja completou uma semana de andamento - Foto: Cortesia

A fase laranja do plano de distanciamento social controlado completou uma semana de andamento nesta quinta-feira (09).  Lojas de ruas, salões de beleza, barbearias, igrejas e instituições religiosas em geral puderam voltar a funcionar com capacidade reduzida e seguindo regras sanitárias rígidas em Maceió.

Um pouco antes de o Governo do Estado anunciar o início da reabertura gradual das atividades econômicas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) emitiu uma nota informando sobre fechamento de 1.600 postos de trabalho e outros dois mil em Serviços.

O presidente da Fecomércio AL, Gilton Lima, afirmou que ainda é cedo estimar o volume financeiro gerado na primeira semana de reabertura.

“Podemos assegurar que trouxe um alento às empresas que puderam, após pouco mais de 100 dias, voltar a funcionar. Certamente o faturamento não será semelhante aos dias anteriores à pandemia, mas irão aliviar a carga financeira e permitir que as contas comecem a se equilibrar”, disse.

Em parceria com a Prefeitura de Maceió e Governo de Alagoas, a Fecomércio, Sesc e Senac Alagoas implantaram uma estrutura para orientar a população sobre a importância se observar as medidas sanitárias

“Com o respeito aos protocolos e a conscientização de todos, a expectativa agora é que possamos avançar para a próxima fase e, aos poucos, possamos retomar o desenvolvimento econômico e social”, completou Gilton Lima.