Alagoas

Instituto de Identificação inicia mutirão para entrega de carteira de identidade em Maceió

Só no período da manhã foram entregues mais de 600 carteiras de identidades

Por Ascom Perícia Oficial 13/07/2020 14h02
Instituto de Identificação inicia mutirão para entrega de carteira de identidade em Maceió
De hoje até o dia sexta-feira (17), a Arena Cidadã estará funcionando no estacionamento do Shopping Maceió - Foto: Ascom Perícia Oficial

O Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas iniciou, nesta manhã, um mega mutirão para a entrega de carteiras de identidades em Maceió. A expectativa do órgão é entregar 19 mil RGs em duas semanas.

De hoje até o dia sexta-feira (17), a Arena Cidadã estará funcionando no estacionamento do Shopping Maceió, que fica no bairro Mangabeiras.  Do dia 20 a 24, a Arena estará no estacionamento do Pátio Shopping, que fica no bairro Benedito Bentes. 

O atendimento à população está sendo realizado das 9 às 16 horas. Uma equipe formada por mais de 100 colaboradores está dividindo várias funções para agilizar o atendimento, evitando filas e aglomerações. 

O policial civil Alex Pietroluongo veio buscar sua carteira de identidade, a da esposa sogra e a da cunhada. "Foi tudo realizado de forma rápida, segura, e sem burocracia", afirmou o servidor público.

Esta é a segunda fase da ação desenvolvida para a entrega de documentos solicitados nos últimos 2 anos (2019/2020). A primeira foi a catalogação por municípios e envio de malotes com os RGs para 100 cidades do interior e a última fase será no final do mês com a entrega em Arapiraca.

Roney Presbítero, superintendente do Instituto de Identificação, destacou que toda ação foi pensada respeitando os protocolos de vigilância sanitária. Ele explicou que como muitas pessoas estavam procurando as carteiras, após o fechamento dos postos devido à pandemia, o objetivo da ação foi facilitar o acesso ao documento.

"A Arena é ventilada e o acesso está restrito a uma pessoa por família; a mesma deverá estar usando sua máscara de proteção individual. Colaboradores estão orientando as pessoas a ficarem no distanciamento social, sempre aplicando o alcool 70%, para evitar contaminação com o coronavírus. Totens com álcool em gel foram espalhados pelo local", disse Presbítero. 

Técnicos da área de saúde estão aferindo temperatura dos cidadãos. Uma ambulância foi disponilizada para atendimento de primeiros socorros. As filas estão sendo organizadas por ordem alfabética, com reforço de mais atendentes nas letras J e M, cuja a quantidade de RGs é superior as outras letras.

Para retirar o documento, basta o requerente apresentar o protocolo de pedido. Um representante também poderá fazer a retirada, mas, para isso, deverá apresentar, além de o protocolo, a RG e a certidão original de nascimento ou casamento do requerente que ele representa.