Educação

Enem 2020: Empresa Júnior de Química promove aulão gratuito

Quimitec é uma instituição administrada por estudantes da Ufal e tem o objetivo de mapear dificuldades e carências no ramo empresarial, industrial e no ensino da Química.

Por Ascom Ufal 13/07/2020 15h03
Enem 2020: Empresa Júnior de Química promove aulão gratuito
Quimitec é uma instituição administrada por estudantes da Ufal e tem o objetivo de mapear dificuldades e carências no ramo empresarial, industrial e no ensino da Química. - Foto: Ascom Ufal

O Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das provas mais aguardadas pelos estudantes que desejam ingressar no ensino superior no Brasil. Com o objetivo de auxiliar os alunos que se preparam para a realização do Exame, a Empresa Júnior (EJ) Quimitec da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove no dia 20 de julho um aulão online gratuito sobre estequiometria, um conteúdo que é abordado constantemente nas edições do vestibular.

“Nesse aulão o foco principal é fornecer uma oportunidade para que estudantes, independentemente de classe social, possam ter acesso a um ensino gratuito e ao mesmo tempo preparatório para o Enem. Há um público enorme de estudantes que todos os anos anseiam por uma vaga no ensino superior através de vestibulares, e poder contribuir com projetos gratuitos como esse é uma demonstração do nosso esforço para agregar valor e garantir o acesso à educação”, destacou a Diretora de Projetos da Quimitec, Delma da Gama Rocha.

A estequiometria é a forma de calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química. Ela compreende cálculos matemáticos simples para conhecer a proporção correta de substâncias a serem usadas. Os princípios da estequiometria se baseiam nas Leis Ponderais, relacionadas com as massas dos elementos químicos dentro das reações químicas.

A Quimitec é a primeira Empresa Júnior de Química em Alagoas e busca a prestação de serviços de Consultoria e Soluções em Química, formada por estudantes de Química Tecnológica e Industrial e Química Licenciatura da Ufal. Com compromisso e ética, a empresa busca fornecer um serviço profissional de qualidade para atender as necessidades de seus clientes, mapeando suas dificuldades e carências afim de proporcionar boas soluções, seja no ramo empresarial, industrial e, inclusive, em ensino de Química.

A iniciativa da Empresa Júnior visa desenvolver nos estudantes durante o curso a atuação que fariam somente após a graduação, todavia, o foco é, também, trazer orgulho para Universidade com os projetos prestados, e mostrar que os universitários podem e querem agregar valor para a sociedade. Reconhecidas pela eficiência, as empresas júniores compõem um dos maiores movimentos do Brasil – Movimento Empresa Júnior (MEJ), que garante a circulação de milhões na economia brasileira todos os anos.

A Quimitec dispõe de alguns serviços como aulas de reforço em química, kit de experimentos, espetáculos científicos, análise de água e solo, auditoria interna e mapeamento de riscos. A empresa apresenta uma organização bem articulada possuindo diretorias configuradas com trabalho em equipe e decisões coletivas.