Maceió

Shoppings estão prontos para reabrir esta semana na capital

Estabelecimentos podem ser contemplados em nova fase de protocolo

Por Marcos Filipe Sousa 13/07/2020 19h07
Shoppings estão prontos para reabrir esta semana na capital
Shoppings esperam ser beneficiados na próxima fase - Foto: Reprodução

Chega ao fim nesta terça-feira (14) o decreto estadual que colocou Maceió na frente das demais cidades de Alagoas com o início da reabertura das atividades econômicas. Os shoppings podem ser beneficiados na próxima bandeira, e se dizem prontos para abrir as portas esta semana.

O Parque Shopping, localizado no bairro da Cruz das Almas, explicou que está se preparando para o momento de retomada em alinhamento aos órgãos competentes e com um “rigoroso protocolo para garantir uma operação zelosa, segura e adequada ao momento atual, preservando o bem-estar de todos”.

O Maceió Shopping, no bairro da Mangabeiras, informou que durante a semana irá se manifestar sobre o assunto e sobre a expectativa para a reabertura.

A próxima fase é definida pela cor amarela. Nela poderão abrir lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m²; shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 50% de sua capacidade; bares e restaurantes, funcionando com 50% de sua capacidade; transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% de sua capacidade.

Essa é uma das fases mais tensas, ela acabou dando errado em capitais como Belo Horizonte e Florianópolis, onde os casos voltaram a aumentar e foi preciso retornar as medidas de isolamento social na semana passada.

Caso os números melhores, Maceió passará para a fase azul. Nela podem abrir cinemas, teatro e museu, funcionando com 33% de sua capacidade; academias, clubes e centro de ginástica, funcionando com 50% de sua capacidade; bares e restaurantes, funcionando com 75% de sua capacidade; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 75% de sua capacidade; e transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 75% de sua capacidade.

Verde é a cor da última bandeira onde as aulas presenciais na rede pública e privada de ensino podem ser retomadas, assim como o serviço público do Poder Executivo Estadual de forma presencial; cinemas, teatro, museu e eventos sociais.