Trânsito

SMTT realiza mais de quatro mil atendimentos por meio do aplicativo NOI Cidadão

População pode acionar os agentes da SMTT pelo APP em casos de ocorrências de trânsito

Por Ascom SMTT 13/07/2020 19h07
SMTT realiza mais de quatro mil atendimentos por meio do aplicativo NOI Cidadão
SMTT realiza mais de quatro mil atendimentos por meio do aplicativo NOI Cidadão - Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), lançou o aplicativo “SMTT Maceió – NOI Cidadão”, uma ferramenta tecnológica que tem auxiliado nos atendimentos às ocorrências de trânsito registradas na malha viária da capital. Desde que o serviço foi disponibilizado à população, 1.947 downloads foram realizados e os agentes do órgão já atenderam 4.123 chamados feitos pelos maceioenses.

Disponível inicialmente para quem possui um smartphone com o sistema operacional Android, o aplicativo “SMTT Maceió – NOI Cidadão” pode ser baixado gratuitamente na loja do Google Play. Após o download, o cidadão deve se cadastrar na plataforma tecnológica inserindo o nome completo, e-mail, data de nascimento, número de telefone, endereço e o bairro onde reside

Dentre as principais causas de acionamentos feitas pela população no aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão estão os chamados para coibir o estacionamento irregular, com 801 registros, seguidos por acidentes sem vítimas, que correspondem a 460 das ocorrências, e semáforos defeituosos, que totalizam 326 dos casos, além de outras situações.

Para reportar qualquer tipo de ocorrência pelo aplicativo, o usuário deverá optar por uma das oito modalidades disponíveis no “SMTT Maceió – NOI Cidadão”, a exemplo de acidentes de trânsito, interferências nas vias (animal na pista, buracos na rua, postes e árvores caídos), semáforos defeituosos, sinalização, óleo na pista, veículo quebrado e estacionamento irregular.

“Para acionar a SMTT no aplicativo, será necessário que o maceioense também compartilhe o local do incidente, informe com o máximo de detalhes a situação e envie uma fotografia para que as equipes operacionais que integram o Núcleo de Operações Integradas (NOI) possam encaminhar a demanda do usuário para o setor responsável. Caso seja uma ocorrência que necessite da presença dos agentes de trânsito, uma viatura mais próxima será acionada e direcionada ao local”, explicou Antonio Moura, gestor da SMTT.

O aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão pode ser baixado gratuitamente aqui.